A TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS NO NOVEL SISTEMA PROCESSUAL CIVIL – LEI 13.105/2015

Gustavo Silva Borges

Resumo


No Novo Código de Processo Civil estão previstas mudanças, que, merecem atenção e serão brevemente analisadas neste trabalho. Vale ressaltar, que o objeto principal do presente estudo não é somente apresentar as aludidas alterações, mas demonstrar que a cultura jurídica no Brasil não é familiarizada com a correta maneira de se trabalhar com precedentes judiciais, e que esse cenário precisa se reverter a fim de se garantir maior qualidade dos julgamentos e assim atender ao que preconiza o novo Código de Processo Civil. Nesse sentido, o presente artigo visa evidenciar as origens e conceitos do sistema de precedentes judiciais, sua razão de ser, seus benefícios, bem como as técnicas disponíveis para o operador do direito alcançar os objetivos relacionados à efetiva e segura prestação jurisdicional, fazendo um confronto com a realidade da aplicação dos precedentes no Brasil atual.  


Texto completo:

PDF

Referências


ATAÍDE JÚNIOR, Jaldemiro Rodrigues. Precedentes vinculantes e irretroatividade do direito no sistema processual brasileiro: Os Precedentes dos Tribunais Superiores e sua Eficácia Temporal. Curitiba: Juruá, 2012.

DIDIER JR., Fredie; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael Alexandria de. Curso de direito processual civil: teoria da prova, direito probatório, ações probatórias, decisão, precedente, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela. Bahia. Ed. Jus Podivm, 2015.

DIDIER JR, Fredie; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael Alexandria de. Curso de direito processual civil. Bahia. Ed. Jus Podivm, 2014.

LIMA, Thiado Asfor Rocha. Precedentes Judiciais no Brasil. 2013. Ed. Saraiva, São Paulo.

MARINONI, Luiz Guilherme. Precedentes Obrigatórios. 2012. Ed. Revista dos Tribunais, São Paulo.

Neil MACCORMICK, Rethoric and the rule of law – A theory of legal reasoning. New York: Oxford University Press, 2005. p. 188.

REDONDO, Bruno Garcia. Precedentes: teoria geral e seus reflexos no projeto de Novo Código de Processo Civil. 2013. Disponível in: http://puc-rio.academia.edu/BrunoGarciaRedondo. Acesso em 10 de set. 2016;

ROSITO, Francisco. Teoria dos precedentes judiciais: Racionalidade da tutela jurisdicional. Curitiba: Juruá, 2012.

SANTOS, Evaristo Aragão. Em torno do conceito e da formação do precedente judicial. In WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (coord.). Direito jurisprudencial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012, p.133-201.

TARANTO, Caio Márcio Gutterres. Precedente Judicial: Autoridade e Aplicação na Jurisdição Constitucional. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

TUCCI, José Rogério Cruz e. Parâmetros de eficácia e critérios de interpretação do precedente judicial. In WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (coord.). Direito jurisprudencial. São Paulo: RT, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.