Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A FACTHUS Jurídica tem como objetivo a publicação de resultados de pesquisas científicas na forma de artigos, resenhas e ensaios inéditos relacionadas ao campo de atuação das Ciências Jurídicas e Áreas afins, contribuindo para a democratização do conhecimento, de acesso público e gratuito, funcionando como um locus de discussão de ideias, estimulando as críticas, os debates e as reflexões, de modo a promover a expansão do conhecimento.

As linhas de pesquisa abrangem: Constituição e Processo; Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito; Teorias da Justiça e Dignidade Humana; Tutela e Efetividade dos Direitos Fundamentais; Governo, Compliance e Desenvolvimento.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

POLÍTICAS

1. ANÁLISE PRELIMINAR DOS TRABALHOS:

Os trabalhos enviados à FACTHUS JURÍDICA devem passar, de maneira prévia e com caráter eliminatório, por uma avaliação nos moldes desk review a ser feita pelos Editores. Nesta análise será verificada a adequação do trabalho apresentado à política editorial do Periódico, sua adequação aos requisitos formais para a publicação, bem como a pertinência temática científica em face das linhas de pesquisa adotadas.

2. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS TRABALHOS

Posteriormente à análise preliminar, os trabalhos aprovados serão enviados a dois pareceristas obedecendo-se à sistemática  double blind peer review, que consiste na atuação de pareceristas anônimos que serão responsáveis pela avaliação qualitativa, acerca do conteúdo do trabalho apresentado. Tal avaliação permitirá três posicionamentos: aprovação sem modificações; aprovação com modificações (a serem indicadas pelos pareceristas) ou reprovação.

O trabalho aprovado sem modificações pelos dois pareceristas estará apto à publicação.

O trabalho aprovado por pelo menos um dos pareceristas com solicitação de modificações deverá ser encaminhado ao autor para que, acatando as modificações, reenvie aos editores.

O trabalho reprovado por dois pareceristas será considerado, de imediato, inapto à publicação.

Os autores serão informados pela plataforma sobre o andamento da avaliação.

3.REVISÃO DO TRABALHO

Após a realização das modificações sugeridas pelo(s) parecerista(s), o trabalho será reencaminhado aos editores para ser novamente avaliado em função das alterações promovidas.

4.CONVITES PARA PUBLICAÇÃO

O envio de trabalhos para publicação é livre e independe de prazo determinado. Contudo, excepcionalmente, o Periódico reserva-se o direito de emitir convites para publicação ou criar publicações temáticas, desde que em conformidade com as linhas de pesquisa adotadas.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A FACTHUS JURÍDICA oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar o conhecimento científico ao público proporciona sua democratização, contribuindo para sua disseminação e, consequentemente, para o desenvolvimento.

RESPONSABILIDADE

As opiniões emitidas pelos Autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Periodicidade

As edições do periódico serão publicadas semestralmente, ao final dos meses de março e setembro de cada ano e conterão trabalhos científicos, cuja submissão para análise e aprovação poderá ocorrer em resposta às chamadas de trabalhos realizadas em “fluxo contínuo” durante todo o ano.

 

Política de Acesso Livre

Este Periódico oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.