Editorial

Mônica Beatriz Ventura De Menezes

Resumo


O Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde tem um grande objetivo, colaborar com a inserção de discentes da graduação na iniciação científica.

Nesta terceira edição há cinco artigos bem elaborados, sendo três escritos com a colaboração de alunos.

A produção de textos nesse período da graduação é de suma importância, pois envolvem dois grandes fatores: o do aprendizado, no qual o graduando está envolvido; e a elaboração do texto, que além de refletir seu conhecimento, mostra a capacidade de transmitir seu aprendizado.

O apoio de professores nesta etapa mostra claramente a preocupação do docente na plena formação acadêmica-profissional de seus alunos. O incentivo à pesquisa científica estimula o aluno a produzir trabalhos acadêmicos que propiciem o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo de sua formação, através de uma maior compreensão entre a realidade prática e a teoria apreendida em sala de aula. 

Como ressaltou Saraiva (2007) que o desenvolvimento da pesquisa, no campo educacional, exerce um papel importante para a geração de novos conhecimentos, de novas tecnologias e para o aperfeiçoamento do espírito crítico e reflexivo na formação acadêmica, cabe a esta instituição preocupar-se não só com a formação discente, mas também inseri-lo no mercado de trabalho com habilidade e competência.

Este projeto pedagógico institucional da FACTHUS deixa evidente que esse Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde é sem dúvida um grande passo no processo de formação acadêmica ao envolver a integração entre o corpo docente ao corpo discente, o que reflete o verdadeiro espírito da prática educacional.

Para finalizar cito Paulo Freire, no seu livro Pedagogia da Autonomia, que o que existe de pesquisador no professor não é a maneira de atuar que se soma ao de ensinar, mas a natureza da prática docente que faz o aluno indagar, buscar, pesquisar tudo aquilo que o incomoda que o instiga.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 JORNAL DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E SAÚDE