SISTEMÁTICA DE TRATAMENTO DE FALHAS NO ÂMBITO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL COM A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA FMEA EM UM GRANULADOR DE FERTILIZANTES

Jivago Santana de Sá Reis, Nelson Pimenta Neto, Cleiton Silvano Goulart, Gerson Alavance

Resumo


Este artigo visa otimizar os resultados das análises de falhas, aplicado como Estudo de Caso em uma Empresa de Fertilizantes, com o objetivo de aumentar a confiabilidade do produto e serviço. Adotou-se a metodologia Análise de Modo e Efeitos da Falha (FMEA), aplicada para a análise dos modos de falhas, contribuindo no tempo de desenvolvimento das análises, fator custo, e gerando um processo de padronização na Empresa. Onde, poderão ser identificadas as causas raízes e os modos de falhas dos equipamentos, para que sejam definidas as ações de manutenção estruturadas dos mesmos. Procurou-se, não demostrar apenas a falha de um componente, mas definir uma sistemática de tratamento de falhas. As informações de operação e funcionamento do equipamento e/ou processo, são geradas por softwares automatizados, na sala de controle da Empresa de Fertilizante. O operador registra através de Ordem de Serviço (OS) as ocorrências de falha ou condições anormais do equipamento, de forma genérica. A padronização do modo como são registradas as ocorrências, poderia contribuir para o melhor entendimento dos profissionais envolvidos, facilitando a identificação e localização da falha. Observa-se que a equipe de inspeção de equipamentos deve estar preparada e integrada junto à equipe de operação para informações mais precisas e coerentes das falhas. Padronizar e identificar os modos de falha, de forma sistémica, pode resultar em um trabalho eficaz para Engenharia, garantindo quantificar e qualificar os resultados obtidos.

Palavras-chave


Engenharia; Confiabilidade; Análise de Falha; FMEA; Modos de Falhas;

Texto completo:

Sem título PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 5462: Confiabilidade e mantenabilidade. Rio de Janeiro: Normatécnica, 1994. 37 p

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FERNANDES, Nilson Jose. Efeito das impurezas ferro, Aluminio e Magnesio na cadeia de processamento Químico do Fosfato. 2011. 204 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Quimica, Universidade Federal de Uberlandia, 2012.

KARDEC, Alan; NASCIF, Julio. Manutenção: Função Estratégica. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

PACCOLA, Jose Eduardo. Manutenção e Operação de Equipamentos Móveis. São Paulo: Jac Editora, 2011.

SCAPIN, Carlos Albert. Análise Sistêmica de Falhas. 2. ed. Nova Lima: Indg Tecnologia e Serviços Ltda, 2007.

TOLEDO, Jose Carlos de et al. Qualidade: Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: Arte & Ideia, 2013.

XENOS, Harialus Georgius D´philippos. Gerenciamento a Manutenção Produtiva. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1998.


Apontamentos



Direitos autorais 2017 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA