RECONHECIMENTO DE PLACAS AUTOMOTIVAS UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Cristiano Rodirgues Flores Maciel, Rogério Bernardes Andrade, Bruno Alves Romero

Resumo


O presente trabalho descreve uma nova metodologia para desenvolvimento de sistema de identificação de placas de veículos automotores utilizando conceitos de processamento de imagens e inteligência artificial. Estes conceitos incluem pré-processamento, segmentação, extração de características e redes neurais artificiais. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar o uso técnicas para reconhecimento de padrões com grande aplicabilidade. Os conceitos aqui apresentados são independentes de hardware, sistema operacional e linguagem de programação, o que facilita o desenvolvimento e operação e permite a utilização em diversos setores, sejam públicos, como fiscalizadores de trânsito, ou privados, como estacionamentos e outros.

Palavras-chave


Processamento de imagens; Reconhecimento de padrões; Redes neurais artificiais.

Texto completo:

PDF

Referências


SOLOMON, C.; BRECKON, T. Fundamentos de Processamento Digital de Imagens: Uma Abordagem Prática com Exemplos em Matlab. Rio de Janeiro: LTC, [2013]. 289 p.

MARQUES FILHO, O.; VIEIRA NET, H. Processamento Digital de Imagens. Rio de Janeiro: Brasport. [1999].

SILVA, I. N.; SPATTI, D. H.; FLAUZINO, R. A. Redes Neurais Artificiais: para Engenharia e Ciências Aplicadas - Curso Prático. São Paulo: Artliber, [2010]. 399 p.

BRASIL. Federal. Decreto-Lei nº 237, de 28 de Fevereiro de 1967. Modifica o Código Nacional de Trânsito. Brasília : 1967.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito. Resolução nº 241, de 22 de Junho de 2007. Especificações Técnicas para as Placas de Identificação de Veículos. Brasília : 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA