IMPLANTAÇÃO DE HORTA ORGÂNICA NA REGIÃO DE UBERABA – MG

Keyla Mara Santos Saad, Bianca Beatriz Gabriel de Carvalho, Carina Mara Santos Silva

Resumo


O presente trabalho objetivou demonstrar como a horta de produtos orgânicos pode ser uma melhoria para a vida saudável da população da cidade de UberabaMG. A busca por alimentos saudáveis, sem a adição de agrotóxicos, tem crescido consideravelmente no contexto social. Nesse caso, cita-se a contribuição da Engenharia Ambiental no planejamento, na execução e na manutenção de uma horta orgânica, inserida em um ambiente escolar, como um laboratório vivo que possibilita a conservação do agrossistema, respeitando seus ciclos e o equilíbrio biológico. A horta orgânica promove o estreitamento de relações por meio da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos, além de contribuir para a autoestima e a sustentabilidade, evidenciando que esta pode ser trabalhada como um sistema aberto, pensante e flexível na escola, como expressa a Lei de Educação Ambiental nº 9.795/1999. Trata-se de um trabalho realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre horta orgânica e como a prática da construção dessa horta na escola, promove a aprendizagem dos alunos em relação ao cuidado com o Meio Ambiente.

Palavras-chave


Ambiente escolar; Engenharia Ambiental; Horta orgânica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Professores Reflexivos numa Escola Reflexiva. 3. ed. São Paulo: Cortez. 2003.

BRASIL. Instrução normativa nº 46, de 06 de outubro de 2011. Lei nº 10831, de 23 de dezembro de 2003. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 06 Outubro, 2011.

______. Lei n. 9.795 de abril de 1999. Disponível em: www.planalto.giov.br/ccivil_03/leis/l9795.html. Acesso em: 17 set. 2017.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano compaixão pela terra. Petrópolis (RJ): Vozes; 1999.

GALLO, Z.; MARTINS, L.A.T.P.; PERES, M.T.M. Das hortas domésticas para a horta comunitária: Um estudo de caso no Bairro Jardim Orienta em Piracicaba, SP. Anais: II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004.

MACEDO, L. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: ArtMed, 1995.

MONTEIRO, J. P. R; MONTEIRO, M. S. Hortas comunitárias de Teresina: agricultura urbana e perspectiva de desenvolvimento local. Revista Iberoamericana de Economia Ecológica, v. 5, p. 47-60, 2006. Disponível em: http://www.redibec.org/IVO/rev5_04.pdf. Acesso em: 05 jun. 2017.

PENTEADO, H. D. O. Meio ambiente e formação de professores. SP: Cortez, 2003.

RUY, R. A. V. A educação ambiental na escola. Revista eletrônica do Mestrado de educação ambiental. Unesp de Rio Claro, n. 26, p. 18-56,

maio, 2004.

TALAMONI, J. L. B. & SAMPAIO, A. C. (Org.) Educação ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.

TRANI, P. E.; FELTRIN, D. M.; POTT, C. A.; SCHWINGEL, M. Avaliação de substratos para produção de mudas de alface. Horticultura Brasileira, n. 25, p. 256-260, 2007.

WANDERLEY, M. N. Raízes históricas do campesinato brasileiro. XX Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu/MG, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA