IMPLANTAÇÃO DE UM BALANCEAMENTO DE CARGA DINÂMICO

Vanderley Costa de Lima Júnior, Eduardo Fernandes Saad, Diovani dos Santos Milhorim

Resumo


Atualmente, os recursos tecnológicos nos meios corporativos estão em grande crescimento, deste modo, o uso da internet torna-se essencial para a funcionalidade dos mesmos. No entanto, as empresas que utilizam aplicações podem não suportar a alta demanda de informações em sua conexão devido a elevada quantidade das mesmas. O presente projeto tem como objetivo demonstrar uma solução utilizando um algoritmo com intuito de efetuar um balanceamento de carga dinâmico entre dois ou mais links de internet, garantindo uma alta disponibilidade e qualidade. Para a implantação, utilizou-se um computador de baixo custo com duas placas de redes, dois links de internet de qualidades diferentes e recursos open source. Para a análise do seu funcionamento foram realizados testes que necessitavam de um alto consumo de recursos de internet. Utilizou-se um cálculo de balanceamento de carga que para tratar as conexões e assim determinar os pesos automaticamente. Portanto, o projeto demonstrou grande eficiência no processamento das requisições, obtendo sucesso no balanceamento e aliviando a carga da rede.

Palavras-chave


ptables; iproute; debian; shell script; Balanceamento de carga.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRIOLI, Leandro; DA ROSA RIGHI, Rodrigo. AGANT: Proposta de um modelo ciente do tráfego da rede para ambientes inteligentes. In: Anais da XVII Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul. SBC, 2017.

BIANCHETTI, D. Manual de Configuração Advance Routing Linux. Disponível em: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/manual_de_configuracao_advance_routing_linux_para_bisonhos.php#.WhYzMEqnHIV . Acesso em: 08 de outubro de 2017.

DEBIAN. Debian. Disponível em: https://www.debian.org/. Acesso em: 26 de novembro de 2017.

EDGARD, A. Roteamento avançado com Linux. Disponível em: https://memoria.rnp.br/newsgen/0201/roteamento_linux.html#ng-1/. Acesso em: 30 de outubro de 2017.

HARDPLUS. O que é load balance. Disponível em: http://hardplus.com.br/blog/o-que-e-load-balance/. Acesso em: 18 de março de 2018.

MUNIZ. V. O que é IPTables, para que serve, como usar? Disponível em: http://viniciusmuniz.com/pt/o-que-e-iptables-paraque-server-como-usar/ . Acesso em: 08 de outubro de 2017.

ONU. Brasil é o quarto país com mais usuários de Internet do mundo, diz relatório da ONU. Disponível em: https://nacoesunidas.org/brasil-e-o-quarto-pais-commais-usuarios-de-internet-do-mundo-diz-relatorio-da-onu/. Acesso em: 04 de outubro de 2017.

PASSOS, Diego. Métricas de Roteamento para Redes em Malha Sem Fio. Monografia apresentada ao departamento de Ciência da Computação. 2007 REDE RIO. SSH. Disponível em: http://www.rederio.br/downloads/pdf/nt00301.pdf. Acesso em: 16 de abril de 2018.

TECHTUDO. Putty. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/putty.html. Acesso em: 16 de abril de 2018.

UPPAL, H.; BRANDON, D. Openflow based load balancing. In: Proceedings of CSE561: Networking Project Report. University of Washington, Spring, 2010.

VIRGÍLIO, J. O que é Shell Script. Disponível em: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-que-e-Shell-Script. Acesso em: 26 de novembro de 2017.

VIVA O LINUX. Balanceamento de links - Load balance + Failover + Failback. Disponível em: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Balanceamento-de-links-Load-balance-Failover-Failback. Acesso em: 29 de abril de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA