PROSPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA REDE ÓPTICA REDUNDANTE EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO VISANDO A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES DE RECLAMAÇÕES

Jerzio Henrique Moreira Cabral Mutão, Antônio Carlos Lemos Júnior

Resumo


Com o avanço da tecnologia no mundo das telecomunicações, as empresas desse ramo vêm investindo cada vez mais na utilização da fibra óptica para transporte de dados. Porém, um dos maiores problemas que essas empresas enfrentam é o rompimento destes cabos que, em sua maior totalidade, são lançados da central até o destino final, neste caso o cliente, de forma aérea. Quando este problema acontece o cliente fica com o serviço contratado indisponível, fazendo com que o mesmo entre em contato com a central de atendimento da empresa, via telefone, ligação esta que gera um custo, pois se trata de um serviço terceirizado. No caso de reincidência do problema, além da empresa ter o gasto com a ligação do cliente na central, pode vir a ter a solicitação de cancelamento do serviço por insatisfação do cliente, sendo que todo e qualquer evento de ausência de sinal é regulamentado e monitorado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicação). O modelo de rede utilizado por essa empresa é o HFC (Rede Híbrida de Cabo Óptico e Coaxial), que utiliza a topologia sem redundância para interligar os HV’s (Hubs Virtuais) aos Transceptores Ópticos (Nodes). Este artigo visa a proposta de implantação de uma rede óptica redundante entre os HV’s e os Transceptores Ópticos de uma empresa de telecomunicação.

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