Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

      O Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente (JETMA) é uma publicação online semestral do Centro Universitário de Talentos Humanos - UNIFACTHUS de Uberaba, MG.

      Ao submeter o texto, os autores assumem a responsabilidade de o trabalho não ter sido previamente publicado e nem estar sendo analisado por outra revista. Todas as contribuições científicas são revisadas pelos editores científicos. Apenas serão encaminhados aos revisores os artigos que estiverem rigorosamente de acordo com as normas especificadas neste documento. Os trabalhos  serão submetidos à revisão estatística, sempre que necessário. A aceitação estará pautada na originalidade, significância e contribuição científica para o conhecimento das áreas mencionadas.

Seções:

Editorial: todos os editoriais do JETMA são realizados através de convite. Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.

Carta ao Editor: correspondências de conteúdo científico relacionadas a artigos publicados na edição anterior serão avaliadas para publicação. Os autores do artigo original citado serão convidados a responder.

Artigo Original: o JETMA apreciará todos os tipos de pesquisas originais nas áreas de sistemas de informação, redes e desenvolvimento computacional, meio ambiente, sustentabilidade, processamento de sinais e imagens, energias renováveis, eletrônica, controle e automação, sistemas robóticos, sistemas mecânicos e manutenção mecânica.

Revisões: as revisões serão aceitas mediante convite prévio dos editores. Entretanto, trabalhos de alto nível, realizados por autores ou grupos com histórico de publicações na área serão bem-vindos.

Breve comunicação: dados originais, cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais ou dados parciais.

Relato de Caso: casos originais ou pouco frequentes que mereçam importante atenção.

Ponto de Vista: posição ou opinião de autores a respeito de um tema científico específico, atual e relevante. Esta posição ou opinião deve estar fundamentada na literatura ou em  experiência pessoal.

 

Submissão:

Todos os manuscritos deverão ser enviados via sistema, disponível no endereço: http://publicacoes.facthus.edu.br/

Todos os artigos deverão estar acompanhados por carta de submissão ao editor, declaração do autor de que todos os co-autores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, explicitando ou não conflitos de interesse, dados e endereço completo do autor correspondente e a inexistência de problemas éticos relacionados.

Os textos e as tabelas devem ser editados em word e as figuras e ilustrações devem estar na extensão JPEG e resolução mínima de 300 DPI.

Conflito de interesses: quando houver alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que possa derivar algum conflito de interesse, essa possibilidade deve ser comunicada e será informada no final do artigo.

Contribuição do autor: o autor correspondente deverá informar na carta ao editor a participação de cada co-autor no manuscrito (concepção e desenho da pesquisa, obtenção de dados, análise e interpretação dos dados, análise estatística, obtenção de financiamento, redação do manuscrito, revisão crítica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante e outros – favor, especifique).

Direitos Autorais: no ato da submissão o autor correspondente deve concordar com as políticas de transferência de direitos autorais de todo o conteúdo apresentado para a revista.

Citações bibliográficas: o JETMA adota as Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (http://www.abnt.org.br/).

Idioma: os artigos devem ser redigidos em língua portuguesa (com a ortografia vigente) acompanhados do resumo na versão em inglês.

Avaliação pelos Pares: todos os trabalhos enviados ao JETMA serão submetidos à avaliação inicial dos editores, que decidirão, ou não, pelo envio à revisão por pares.

Os revisores emitirão comentários gerais sobre o manuscrito e decidirão se o trabalho deva ser publicado, corrigido segundo as recomendações, ou rejeitado. Os editores tomarão a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os revisores, poderá ser solicitada uma nova opinião, de outro especialista, para melhor julgamento.

Quando necessário, as sugestões de modificação dos revisores serão encaminhadas ao autor correspondente. Quando solicitado pelos mesmos, o manuscrito adaptado às novas exigências será reencaminhado aos revisores para verificação.

Os autores têm o prazo de trinta dias para proceder às modificações solicitadas pelos revisores e submeter novamente o artigo à avaliação. A inobservância desse prazo implicará na retirada do artigo do processo de revisão.

As decisões serão comunicadas por mensagem do Sistema de Envio de Artigos e e-mail ao autor correspondente. As decisões dos editores não serão discutidas pessoalmente, nem por telefone.

A contagem eletrônica de palavras deve incluir todo o manuscrito, página inicial, resumo, texto, referências e legenda de figuras.

 

Os artigos deverão seguir a seguinte ordem: página de título, página do resumo, texto, agradecimentos, legendas de figuras, tabelas (com legendas para as siglas) e referências.


Página de título:

      Deve conter o título completo do trabalho, em português e inglês, assim como um título reduzido. Além do nome completo de todos os autores, bem como dados da instituição, departamento, cidade e email. 

 

Página do resumo:

O texto deverá ter no máximo 200 palavras e continuar na mesma linha da palavra RESUMO (a palavra resumo deverá vir em caixa alta e em negrito). O resumo não deverá repetir o título. Deve ser composto por frases claras e sucintas e conter as conclusões mais importantes do trabalho. Deve ser acompanhado da versão em inglês e incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). 

 

Texto:

Para “Artigo Original” deve ser dividido em introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão.

Na introdução deve ter uma descrição dos fundamentos do artigo em estudo, justificando-se com base na literatura.

Os resultados devem ser exibidos com clareza, subdivididos em itens e quando possível comprovados na forma de gráficos, tabelas, quadros e figuras. 

A discussão deve relacionar-se diretamente ao tema proposto quando analisado à luz da literatura, salientando aspectos novos e importantes do estudo, suas implicações e limitações.

As conclusões devem expressar a realidade dos dados apresentados no estudo.

Ao final da sessão “Conclusões”, indicar as fontes de apoio/financiamento do estudo quando necessário.

 

Agradecimentos: devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio ao projeto de pesquisa, assim como contribuições individuais. Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.

As referências devem ser construídas segundo as normas da ABNT (http://www.abnt.org.br/).

As tabelas devem ser numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. A formatação da tabela deve seguir a mesma do manuscrito.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  2. A contribuição deve ser original e inédita, e não deverá ser sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  3. O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

     

  4.  

    URLs para as referências foram informadas quando possível.

  5. O texto deverá estar em espaço simples. Deve ser utilizada uma fonte de tamanho 10. Deve-se empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos.

  6. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em  Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Declaração de Direito Autoral

JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA

 

Formulário de Transferência de Direitos Autorais

Os autores abaixo assinados transferem toda propriedade de direitos autorais do manuscrito intitulado: incluindo tabelas, figuras e textos para o Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente - JETMA.

Os autores abaixo assinados afirmam que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não está sendo considerado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.

Os autores confirmam que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada por eles.

Os autores declaram que não irão distribuir cópias ou reimpressões deste artigo para uso comercial e declaram, ainda, que divulgaram todas as relações financeiras que possam ser interpretadas como conflito de interesse e todas as fontes de apoio financeiro ao estudo.

Estamos de acordo que todos os manuscritos publicados tornam-se propriedade permanente do Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente - JETMA  e não podem ser publicados, na integra ou em partes, sem o consentimento por escrito de seus Editores.

 

 

 

       DATA                                          NOME COMPLETO                                ASSINATURA

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.