Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente (JETMA) é uma publicação semestral do Centro Universitário de Talentos Humanos - UNIFACTHUS, de Uberaba, Estado de Minas Gerais, Brasil, com a finalidade de fomentar a discussão de temas e resultados de pesquisas científicas, multidisciplinares nas áreas de Sistemas de Informação, Redes e Desenvolvimento Computacional, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Processamento de Sinais e Imagens, Energias Renováveis, Eletrônica, Controle e Automação, Sistemas Robóticos, Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica, buscando contribuir para o crescimento intelectual e científico de discentes, docentes e pesquisadores.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Engenharia Ambiental

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Engenharia Elétrica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Engenharia Mecânica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sistemas de Informação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

POLÍTICAS

1. ANÁLISE PRELIMINAR DOS TRABALHOS:

Os trabalhos enviados Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente devem passar, de maneira prévia e com caráter eliminatório, por uma avaliação nos moldes desk review a ser feita pelos Editores. Nesta análise será verificada a adequação do trabalho apresentado à política editorial do Periódico, sua adequação aos requisitos formais para a publicação, bem como a pertinência temática científica em face das linhas de pesquisa adotadas.

2. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS TRABALHOS

Posteriormente à análise preliminar, os trabalhos aprovados serão enviados a dois pareceristas obedecendo-se à sistemática  double blind peer review, que consiste na atuação de pareceristas anônimos que serão responsáveis pela avaliação qualitativa, acerca do conteúdo do trabalho apresentado. Tal avaliação permitirá três posicionamentos: aprovação sem modificações; aprovação com modificações (a serem indicadas pelos pareceristas) ou reprovação.

O trabalho aprovado sem modificações pelos dois pareceristas estará apto à publicação.

O trabalho aprovado por pelo menos um dos pareceristas com solicitação de modificações deverá ser encaminhado ao autor para que, acatando as modificações, reenvie aos editores.

O trabalho reprovado por dois pareceristas será considerado, de imediato, inapto à publicação.

Os autores serão informados pela plataforma sobre o andamento da avaliação.

3.REVISÃO DO TRABALHO

Após a realização das modificações sugeridas pelo(s) parecerista(s), o trabalho será reencaminhado aos editores para ser novamente avaliado em função das alterações promovidas.

4.CONVITES PARA PUBLICAÇÃO

O envio de trabalhos para publicação é livre e independe de prazo determinado. Contudo, excepcionalmente, o Periódico reserva-se o direito de emitir convites para publicação ou criar publicações temáticas, desde que em conformidade com as linhas de pesquisa adotadas.

 

Periodicidade

O Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente (JETMA) é uma publicação online semestral da Faculdade de Talentos Humanos de Uberaba, MG.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização  do conhecimento.