A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Alexsander Rosa Ferreira, Igor Duarte Barcelos, Manoel Carlos Bayão Jr.

Resumo


O intuito deste trabalho é compreender como o processo de planejamento auxilia na estruturação das Micro e Pequenas Empresas, revisando a literatura para possibilitar um melhor entendimento sobre a importância do mesmo para as organizações de pequeno porte, bem como definir as características das mesmas e o cenário em que atuam, e levantar os principais aspectos para a sua implementação, métodos e estratégias utilizadas para apoiar o gestor nas decisões do dia a dia. O estudo foi construído com base em trabalhos anteriores de algumas das principais referências bibliográficas sobre o assunto, o que demonstrou ser um facilitador para o entendimento da relevância do planejamento na MPE, tornando-se um auxílio para os gestores na colaboração do planejamento e desenvolvimento de estratégias voltadas para esse tipo de instituição. 


Texto completo:

Artigo 02

Referências


ALMEIDA, Airton Vieira. Planejamento estratégico em recursos humanos. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. 115 p.

BARRETTO, Luiz Eduardo Pereira. Micro e Pequenas Empresas Geram 27% do PIB do Brasil. Mato Grosso, 2014. Disponível em: . Acesso em: Agosto/2018.

BONFÁ, Sérgio. Fatores críticos para a implementação de um modelo de gestão em micro e pequenas empresas. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

CAETANO, Cristiano Israel. Planejamento estratégico e administração em segurança. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. 255 p.

CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração estratégica: planejamento, ferramentas e implantação. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. 265 p.

COLTRO, Alex; PAZZINI; Érica. O papel do planejamento estratégico em uma organização. Caderno Profissional de Administração, Piracicaba, v. 6, n. 2, p. 136-156, dezembro 2016.

NEIS, Dyogo; PEREIRA, Maurício; MACCARI, Emerson. Processo de planejamento estratégico e estrutura organizacional: impactos, confluências e similaridades. Brazilian Business Review, [S.I.], v. 14, n. 5, p. 479-492, dezembro 2016.

NOGUEIRA, Cleber. Planejamento estratégico. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. 127 p.

PADOVEZE, Clóvis Luís; MARTINS, Miltes Angelita. Contabilidade e gestão para micro e pequenas empresas. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2014. 342 p.

PASQUIM, Fernando Follman; FUMAGALLI, Luis André Wernecke. A importância do planejamento estratégico nas organizações. Revista Innovare, Curitiba, v. 1, n. 23, p. 68-83, janeiro 2017.

PEINADO, Jurandir; FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Estratégia, competências e desempenho em empresas de pet shop: Evidências de um levantamento em Curitiba. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 609-623, dezembro 2012.

REBOUÇAS, Djalma de Pinho. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 33. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 340 p.

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento estratégico público ou privado com inteligência organizacional: guia para projetos em organizações de governo ou de negócios. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018. 259 p.

RODRIGUES, Jorge Luiz Knupp; SANTOS, Oderlei Ferreira. Planejamento estratégico situacional e suas contribuições: Um novo paradigma para a gestão de micro e pequenas empresas. Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 16, n. 44, p. 109-141, julho 2016.

SELMAN, Jim. Liderança. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. 132 p.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa. São Paulo, 2016. Disponível em: . Acesso em: Setembro/2018.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira: Relatório Executivo. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: Agosto/2018.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Perfil das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Rondônia, 2018. Disponível em: . Acesso em: Novembro/2018.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

(SEBRAE). Sobrevivência das Empresas no Brasil. Brasília, 2016. Disponível em:. Acesso em: Outubro/2018.

TATSUYA, Eric. Os desafios para o uso do planejamento estratégico nas organizações públicas: uma visão de especialistas. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Pública) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2014.

TERENCE, Ana Cláudia Fernandes. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: Desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. 2002. 238 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Departamento de engenharia de produção, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.