AS EMPRESAS FAMILIARES E O PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Guilherme Aparecido de Souza Junior, Sofia Teodoro dos Santos Evangelista

Resumo


A maioria das empresas brasileiras são classificadas como familiares. No que concerne ao planejamento sucessório, uma relação de causa e efeito pode ser estabelecida. A partir do momento, em que as tomadas de decisões começam a ser feitas para escolha do sucessor, os conflitos começam a ganhar espaço na empresa familiar. A governança corporativa é um instrumento facilitador da gestão de conflitos como um todo. Empresa familiar é aquela cujo corpo diretivo compartilha laços afetivos. O planejamento sucessório é a formalização da tomada de decisão da sucessão e, por sua vez, a governança corporativa é um conjunto de políticas, leis e processos de gestão. Foi realizada a Revisão Sistemática de Literatura através da base de dados SB-FGV e utilizados concomitantemente os descritores: “Empresas Familiares” e “Planejamento Sucessório”. Foi possível observar que a maioria das empresas familiares brasileiras, analisadas no período proposto, não tiveram o planejamento formal da sucessão. Contudo, de acordo com os estudos, estas empresas obtiveram sucesso e sobreviveram no mercado de trabalho. É necessário que haja mais pesquisas sobre o tema.

Texto completo:

PDF Sem título PDF

Referências


ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha; ALVES, Osnei Francisco. Governança, Gestão Responsável e Ética nos negócios. Curitiba: Intersaberes, 2017. 87 p. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2018.

CANÇADO, Vera L. et al. Ciclo de vida, sucessão e processo de governança em uma empresa familiar: um estudo de caso no Grupo Seculus. REAd-Revista Eletrônica de Administração, v. 19, n. 2, 2013.

CARVALHO, Michele Andreza de Freitas. Sucessão Familiar: Como resolver conflitos em empresas familiares. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2018.

CASILLAS, José Carlos; VÁSQUEZ, Adolfo; DÍAZ, Carmen. Gestão da Empresa Familiar: Conceitos, Casos e Soluções. São Paulo: Thomson, 2007. 270 p.

COSTA, Lidiene Silva Pesker et al. De Pai para Filho: A Sucessão em Pequenas e Médias Empresas Familiares. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 18, n. 1, 2015.

DE BARROS ALCÂNTARA, Nádia; MACHADO FILHO, Cláudio Antônio Pinheiro. O processo de sucessão no controle de empresas rurais brasileiras: um estudo multicasos. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 16, n. 1, 2014.

DE OLIVEIRA, Janete Lara; ALBUQUERQUE, Ana Luiza; PEREIRA, Rafael Diogo. De" fiIho do dono" a dirigente ilustre: caminhos e descaminhos no processo de construção da legitimidade de sucessores em organizações familiares. Revista de Administração, v. 48, n. 1, p. 21, 2013.

FERRAZZA, Elisangela. A maturidade do processo de sucessão: um estudo multicaso em empresas familiares da serra gaúcha. 2014.

GERSICK, Kelin E. et al. De geração para geração: Ciclos de vida das empresas familiares. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 292 p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6°. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2018.

GORDON, Grant; NICHOLSON, Nigel. Empresas Familiares: Seus conflitos clássicos e como lidar com eles. São Paulo: Disal, 2008. 323 p.

LIMA, Abizai Campos. Empresa familiar: Um estudo sobre a difícil tarefa de se preparar um sucessor para sua gestão. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2018.

LIMA, Maria José de Oliveira. Organizações empresariais do tipo familiar. 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2018.

LOPES, Antônio Sérgio. Empresa familiar: conceitos. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2018.

MATESCO, Karen. A problemática da sucessão em empresas familiares e a instrumentalização da governança corporativa: um estudo de caso. 2014. Tese de Doutorado.

PETRÓ, Mônica; DE CASTRO, Renan Ribeiro da Silva. Análise do processo sucessório em uma empresa familiar: um estudo de caso em uma indústria metalúrgica no Vale do Paranhana no Rio Grande do Sul. Revista de Administração de Empresas Eletrônica- RAEE, n. 3, 2016.

SILVA, Márcia dos Reis da; MACIEL, Rosiane Siviriano. Complexidade e desafios da gestão nas empresas familiares. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2018.

SOARES PEREIRA, Antonio Carlos et al. Desconstrução do mito e sucessão do fundador em empresas familiares. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 5, 2013. SOUZA, Lucas Oberdan de; BRITO, Patrícia Aparecida Fernandes; ALVARELI, Luciani Vieira Gomes. Empresa familiar e a importância do planejamento para o processo sucessório. 2011. 13 p. Monografia (Tecnologia em gestão empresarial) - FATEC, [S.l.], 2011.

TEIXEIRA, Rivanda Meira; CARVALHAL, Felipe. Sucessão e conflitos em empresas familiares: estudo de casos múltiplos em empresas na cidade de Aracaju. Revista Alcance, v. 20, n. 3 (Jul-Set), p. 345-366, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.