ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS APLICADA À CONTESTAÇÃO DE COBRANÇAS - ESTUDO DE CASO REALIZADO NA UNIMED UBERABA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO DE UBERABA/MG

André Ribeiro da Silva, Michelle Aparecida Silva

Resumo


O intuito deste trabalho é utilizar o estudo dos processos de automação nas organizações, como meio para entender a forma de execução do trabalho e a lógica de como os resultados são obtidos, analisando a implantação do Business Process Management - BPM, aplicada a operadora de planos de saúde. Compreendendo ainda, os critérios de implantação da atividade de Contestação de Cobranças de beneficiários da Unimed Uberaba, bem como, analisar os impactos da automação de processos, anteriormente realizado de forma manual, identificando os recursos necessários para a execução das atividades, ajustando a tecnologia empregada e a eficiência geral da organização. Para esta análise foram verificadas as seguintes etapas: A ferramenta de automação utilizada pela Unimed Uberaba; A atividade mapeada; Entrevistas com os envolvidos; Definição dos prazos de execução das etapas; Elaboração do fluxograma conforme metodologia Business Process Management and Notation – BPMN; Implantação do fluxograma no software; Treinamento dos colaboradores envolvidos; Fase de testes; Elaboração de relatórios para acompanhamento de execução e mensuração de resultados. Os benefícios alcançados com a automação foram: Aumento do custo evitado; Identificação de erros; Implantação de melhorias e diminuição do tempo de execução da atividade proporcionando a redução dos gastos com mão de obra. Desta forma identificamos que a automação de atividades ou processos é viável para qualquer tipo de organização, que visa manter a viabilidade de seu negócio, competitividade de mercado e fidelidade de seus clientes, desde que, esteja disposta a realizar todas as etapas para garantir a correta implantação.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR, ANS. Informações sobre Saúde Suplementar. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR, ANS. Prazos máximos para atendimento. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR, ANS. Garantia de atendimento dos beneficiários de plano privado de assistência à saúde. Disponível em:. Acesso em: 11/04/2018.

BPM CBOK V.3: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK). Brasil: Abpmp Brasi, 2013.

BR, TOTVS SA. Operadoras de Planos de Saúde. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

CAPOTE, Gart. Guia para Formação de Analistas de Processos. 1 ed. Rio de Janeiro: Gart Capote, 2011.

CAPOTE, Gart. BPM para Todos: Uma Visão Geral Abrangente, Objetiva e Esclarecedora sobre Gerenciamento de Processos de Negócio | BPM. 1 ed. Rio de Janeiro: Gart Capote, 2012.

CAPOTE, Gart. Medição de Valor de Processos para BPM. 1 ed. Rio de Janeiro: Gart Capote, 2013.

DI SORDI, J. O. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

GATES, B. A Estrada do Futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Disponível em https://www.pensador.com/frase/MzQ5ODk/

HENRIQUE CARDOSO, Fernando et al. Presidência da República Casa Civil: planos e seguros privados de assistência à saúde. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

LUONGO, J. et al. Gestão da qualidade em saúde. São Paulo: Ridell, 2011. 1 ed. PROFESSIONALS, Abpmp – Association Of Business Process.

MONTANE, Januário. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 39, DE 27 DE OUTUBRO DE 2000: a segmentação e a classificação das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

REIS, Glauco S.. Modelagem de processos de negócios com BPMN. 1 ed. São Paulo: Portalbpm Ltda., 2008.

TOLEDO, José Carlos de et al. Qualidade: Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: Ltc - Livros Técnicos e Científicos Editora, 2013.

UBERABA, Unimed. PRS.RCL.006 - ANÁLISE DE COBRANÇAS. Uberaba: Unimed Uberaba, 2018.

UBERABA, Unimed. Cooperativismo Médico: Sobre a Unimed. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

UBERABA, Unimed. Identidade Corporativa. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

UBERABA, Unimed. Área de ação Unimed Uberaba. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.