Prefácio
Resumo
Neste quarto número da revista Facthus Administração e Gestão só temos a agradecer a confiança depositada nesta equipe, colaborando na ampliação, experimentação e validação das técnicas e modelos de gestão através de artigos focados na Administração, área ampla, impar que contribui de sobremaneira ao desenvolvimento econômico da região e do país. A participação ativa da comunidade acadêmica do curso e convidados, na busca constante do desenvolvimento de pesquisa e extensão, seja através de estudo de caso, pesquisas de campo quantitativa e qualitativa, revisões bibliográficas, plano de negócios entre outras modalidades. O intuito do primeiro artigo é utilizar o estudo dos processos de automação nas organizações, como meio para entender a forma de execução do trabalho e a lógica de como os resultados são obtidos, analisando a implantação do Business Process Management - BPM, aplicada a uma operadora de planos de saúde da região de Uberaba. O segundo artigo publicado tem como objetivo escalonar a importância dos atributos das cervejas artesanais e industrializadas pela perspectiva de consumidores da cidade de Uberaba/MG, para efeito de entendimento das importâncias atribuídas, utilizou-se a escala Best-Worst, que proporcionou a possibilidade de compreensão da importância atribuída a cada atributo. Já o terceiro estudo, os autores desenvolveram o tema ligado a sucessão familiar, já que a maioria das empresas brasileiras são classificadas como familiares. No que concerne ao planejamento sucessório, uma relação de causa e efeito pode ser estabelecida. Partindo dessa premissa, no momento, em que as tomadas de decisões começam a ser feitas para escolha do sucessor, os conflitos começam a ganhar espaço na empresa familiar. No quarto artigo, os autores abordaram através de uma pesquisa bibliográfica identificar a influência de colaboradores satisfeitos e seu impacto na lucratividade das organizações no Brasil. Já o quinto trabalho desenvolve um estudo qualitativo, verificando a prática de processos e programas de gestão de pessoas atuando na
manutenção e retenção de colaboradores e evidenciar a percepção de gestores quanto ao papel atuante deste setor, conhecer as práticas aplicadas, os desafios enfrentados e expor uma percepção sobre os resultados obtidos e desejáveis com a constante aplicação de programas e processos direcionados. Por sua vez, o sexto e ultimo trabalho a ser apresentado, aborda considerações atinentes ao comportamento do consumidor a respeito da compra feita via comércio eletrônico. O objetivo geral é evidenciar a importância da interface com design e usabilidade do comércio eletrônico bem estruturado como instrumentos facilitadores para a acessibilidade e decisão de compra dos consumidores. É a comunidade acadêmica do curso de Administração da Faculdade de Talentos Humanos comprometida com a pesquisa científica, como alicerce do ensino superior de excelência, posto a serviço da disseminação do conhecimento, do desenvolvimento, da cidadania e da dignidade da pessoa humana. Que todo aquele que nos honrar com sua leitura possa identificar tais propósitos, na medida em que os trabalhos aqui veiculados fomentem debates e reflexões neste sentido.
Boa leitura!
Prof. Renato de Souza Meirelles – Editor Chefe
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.