A PERCEPÇÃO DA IMAGEM PERANTE O PÚBLICO DE UBERABA-MG: O CASO DA ABCZ - (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE ZEBU)
Resumo
A associação de interesse privado tem a necessidade de gerar pontos positivos aos seus agregados e grupos de interesse, contudo, estas ações podem também e devem auxiliar o ambiente em que está inserida. Nesse aspecto o presente estudo apresenta a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) localizada em Uberaba-MG a partir da visão da população local. O Trabalho foi feito com uma análise do histórico da entidade e com aplicação de questionário a população com objetivo geral de avaliar a percepção dos mesmos com relação a visão oferecida. Foi possível constatar por meio de análise uma dimensão socializadora que entende haver representatividade e em outra vertente abordada os participantes compreendem que a entidade necessita ser mais ativa no que remete aos benefícios para a cidade, pois, não é atuante.
PALAVRAS-CHAVE: Associação de classes. Ação Coletiva. Economia. Imagem. Posicionamento.
Texto completo:
PDFReferências
AAKER, D.. Managing Brand Equity - Capitalizing on the value of a brand name, New York: The Free Press, 1991.
ABCZ. Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu. Disponível em: Acesso em: Nov. de 2017.
CÂNDIDO, G.A.. A formação de redes interorganizacionais como mecanismo para geração de vantagem competitiva e para promoção do desenvolvimento regional: o papel do estado e das políticas públicas neste cenário. Revista Eletrônica de Administração, [s.l.], v. 8, n. 4, 2002.
DE TONI, D. Administração da imagem de produtos: desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto. 2005. 268 f. Tese (Doutorado em Administração). Porto Alegre: Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.
FERREIRA, João. O poder das marcas: a influência do brand equity & brand experience na intenção de compra: retail approach. 2013. 97 f. Tese (Doutorado) – Escola Superior de Porto, Porto, 2013.
GOMES, M.T.S.. Dinâmica econômica e cidades médias: uma análise sobre a cidade de Uberaba na região Triângulo Mineiro. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), [s.l.], v. 19, n. 3, p. 516-534, 2015.
GOMES, M.T.S.; MATUSHIMA, M.K.. Dinâmica urbana a partir dos novos agentes econômicos em Uberaba MG/Brasil1. Urbanización, producción y consumo en ciudades medias/intermedias Urbanização, produção e consumo em cidades médias/intermediárias, p. 133, 2015.
HANBY, T.. Brands - dead or alive. Journal of Marketing Research Society, v. 41, p. 7-18, 1999.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística[Internet]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: Set. de 2017.
LAGEMANN, L. Fatores que influenciam a performance de redes de pequenas e médias empresas. 2004. 133f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.
LAPLANTINE, F.; TRINDADE, L.. O que é imaginário. Brasiliense, 2017.
OLIVEIRA, A.M.B.. Leituras, valores e comportamentos: práticas escolares no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG / Anelise Martinelli Borges de Oliveira. – Marília, 2017. 146 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, 2017.
ORTIZ, R.. A Escola de Frankfurt e a questão da cultura.Sociologia em Rede, [s.l.], v. 6, n. 6, 2016.
PAULA, V.M.C.. O valor de uma associação de defesa de classe, o caso ABCZ(Associação Brasileira de Criadores de Zebu). Nucleus, [s.l.], v.2, n.1, 2004.
PEREIRA, M.F.V.; SILVA, L.R.. Os nexos urbanos do agronegócio: uma avaliação a partir da genética bovina em Uberaba-MG. Boletim Campineiro de Geografia, [s.l.], v. 3, n. 3, p. 449-473, 2014.
PIMENTA, L.. Plano de Negócio Sociedade de Garantia de Crédito de Uberaba – MG. Uberaba-MG, 2014.
RUÃO, T.. As marcas e o valor da imagem. A dimensão simbólica das actividades económicas, Caleidoscópio, Universidade Lusófona, n. 3, pp. 177-191, 2003.
______.. A comunicação de imagem. Um estudo de caso. Comunicação e Sociedade, v. 2, p. 543-558, 2013.
SANTOS, H.F.. A dinâmica do agronegócio e a consolidação de uma agricultura científica globalizada no município de Uberaba (MG). Caminhos de Geografia, v. 18, n. 61, p. 200-218, 2017.
SOUZA, J.C.. Uberaba: Relações Escravas na Cidade Primaz (1871-1888). Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext., Uberaba – MG, v.2. n.2, p. 125-137, jul./dez. 2009v. 2, n. 02, 2009.
VIEIRA, S.M.; DE SOUSA, R.P.L. Gestão do Design: A Percepção da Imagem da Marca. Estudos em Design, Revista (online), Rio de Janeiro: v. 21, n. 2, 2015. ISSN 1983-196X
ZALTMAN, G. Consumer researchers: take a hike. Journal of Consumer Research, v.26, n. 4, P. 423-442, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.