SERVIDOR PÚBLICO, SEUS CONHECIMENTOS E EXPECTATIVAS NAS FUNÇÕES PÚBLICAS DESEMPENHADAS E OS DESAFIOS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NO SETOR PÚBLICO

Andreia Aparecida Lima, Renato de Souza Meirelles, François Silva Ramos

Resumo


Este trabalho apresenta uma visão ampla de vários fatores que influenciam uma pessoa a optar pela carreira de servidor público: Suas expectativas antes de passar em um concurso público e a realidade vivida enquanto profissional no serviço público. O presente estudo visa demonstrar por meio de pesquisa bibliográfica e analise de questionários, a relação entre o indivíduo que presta concurso público e a sua convivência com as competências e funções a ele designadas. Apresente a administração pública, conceito e evolução dos diferentes modelos da mesma através da história até chegar no atual modelo de gestão de pessoas dentro do setor público. Propõe-se a refletir como o servidor público e o serviço público, estando em sintonia, podem favorecer a população e mudar o estigma de burocrático e falho. Reconhece as dificuldades e desafios da gestão de pessoas quando se trata de seu relacionamento com os profissionais que possuem estabilidade de emprego e estão desmotivados e desmotivando os seus companheiros. Destaca possíveis ações do setor de Recursos Humanos para tornar este profissional produtivo e competente, reforçando o cumprimento de leis e obrigações que todos os envolvidos na administração pública precisam desenvolver. Sugere possíveis atitudes para que cada indivíduo seja direcionado ao trabalho que se identifique com suas capacidades profissionais e não somente com suas capacitações intelectuais, podendo auxiliá-lo a ter uma vida profissional satisfatória e produtiva. O delineamento metodológico incluiu a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. PALAVRAS-CHAVE: Administração, recursos humanos, servidor público.

Texto completo:

PDF

Referências


BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. (tradução de José Henrique Lamendorf). Elementos de comportamento organizacional. Ed. rev. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2016.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Acesso em: 23 de março de 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – 4ª ed. – Barueri, SP: Manole, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos na organização. – 7ª ed. rev. e atual. – Barueri, SP: Manole, 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos – 8ª ed. – Barueri, SP: Manole, 2016.

DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constante (organizadores). Gestão com pessoas e subjetividade. 7ª ed. - São Paulo: Atlas, 2014.

ENAP- Escola Nacional de Administração Pública. Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências. Brasília, DF,2015. 105p. LOURENÇO, Nivaldo Vieira. Administração Pública Modelos, Conceitos, Reformas e Avanços para uma nova Gestão. 1ª ed. – Paraná: InterSaberes, 2016.

LUPION, Bruno. Como funciona a estabilidade do servidor público e por que ela existe. Disponível em: . Acesso em: 16 de nov., 2017.

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 4ª ed. – São Paulo: Atlas, 2014.

MADEIRA, José Maria Pinheiro. Administração Pública: tomo l – 12ª ed. – Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2014.

MELO, Wellington Ferreira de; SANTOS, Cicero Marcelo Bezerra dos; SCHMIDT FILHO, Ricardo; MENDES, Francilda Alcantara; MONTEIRO, Aparecido John Marculino. Conceitos, funções e princípios da Administração Pública e suas relações com a Lei de Responsabilidade Fiscal. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: . Acesso em dez 2017.

PUCCINELLI JUNIOR, André. Curso de Direito Constitucional. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

SOARES, Mario Lucio Quintão. Teoria do Estado: Novos Paradigmas em face da Globalização. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

RODRIGUES, Zita Ana Lago. Ética na gestão pública [livro eletrônico], Curitiba: InterSaberes, 2016. (Série Gestão Publica). Disponível em: . Acesso em: 20 de agosto de 2017.

RAHME, Lucia Helena. Comunicação, marketing e novas tecnologias na gestão de pessoas [livro eletrônico] – 1ª ed. – Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 de novembro de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.