GESTÃO DO TERCEIRO SETOR: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NA DINÂMICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACTHUS
Resumo
Palavras-chave: administração; juízos de valor; avaliação; ensino; aprendizagem.
Texto completo:
PDFReferências
AZZI, Sandra. Avaliação e progressão continuada. In: AZZI, S. (coord.). Avaliação do
desempenho e progressão continuada: projeto de capacitação de dirigentes. Belo Horizonte: SMED, out. 2001.
BLOOM, B. S.; HASTINGS, J. T.; MADAUS, G. F. Evaluación del aprendizagen.
Argentina: Troquel, 1975.
CALDEIRA, A. M. S. Avaliação e processo de ensino aprendizagem. In: Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, p. 53-61, set./out. 1997.
FACTHUS. Plano de Ensino da disciplina Gestão do Terceiro Setor. Uberaba: curso de Administração da FACTHUS, 2017.
FALCONER, A. P. A promessa do terceiro setor: Um Estudo sobre a Construção do Papel das Organizações Sem Fins Lucrativos e do seu Campo de Gestão. São Paulo: Universidade de São Paulo – USP, 1999.
FERNANDES, R.C. O que é o terceiro setor? In: Revista do legislativo, Belo Horizonte, n. 18, p. 26-30, abr./jun. 1997.
HADJI, Charles. A Avaliação desmitificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 1993.
LIBÂNEO, J. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2008.
LUNELLI, I. C. Considerações de um debate crítico sobre o direito do Terceiro Setor brasileiro. s.d., p.209-224. Disponível em: . Acesso em 06 de set., 2017.
NEZ, E. [et. al]. Um panorama da avaliação classificatória numa escola estadual do município de Novo Progresso/PA: reflexões necessárias. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE/ I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.
OLIVEIRA, C. P.; MANOLESCU, F. M. K. A importância do Terceiro Setor. In: Anais do XIV Encontro Latinoamericano de Iniciação Científica/ X Encontro Latinoamericano de Pós Graduação/ IV Encontro Latinoamericano de Iniciação Científica Júnior. São José dos Campos – SP: UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 de set., de 2017.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
RAMOS, F. S. Fraude acadêmica: uma análise ético-legislativa. Pará de Minas: Virtualbooks, 2012.
SILVA FILHO, J. A.; FERREIRA, C. S.; MOREIRA, R. M. G. Avaliação educacional: sua importância no processo de aprendizagem do aluno. In: IV FIPED – Fórum Internacional da Pedagogia de Parnaíba/PI. Campina Grande: Realize Editora, 2012.
SORDI, Mara Regina L. de. Alternativas propositivas no campo da avaliação: por que não? In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SOUZA, L. V. A. Terceiro setor: vilão ou aliado? In: Conteúdo Jurídico. 2012. Disponível em: . Acesso em: 07 de set., 2017.
TONDOLO, R. R. P. [et. al]. Transparência no Terceiro Setor: uma proposta de construto e mensuração In: Anais do XV Mostra de Iniciação Científica Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Caxias do Sul: UCS, 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 de set., 2017.
TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. In: Physis, Rio de Janeiro , v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009 . Available from . access on 08 Sept. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013.
TURRA, C. M. G. Planejamento de Ensino e Avaliação. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2006.
ZATTI, V. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.