EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL – REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Dayane Aparecida Viana, Luiz Cláudio Martins, Alda Martins Gonçalves

Resumo


Introdução: Uma das especificidades das ações de educação em saúde é a promoção da saúde das pessoas. Objetivo: Pensando nisso, realizou-se o presente estudo com o objetivo de caracterizar o conhecimento científico sobre estudos que contemplam ações educativas em saúde como promotoras do envelhecimento saudável. Métodos: A pesquisa foi elaborada a partir de uma revisão integrativa da literatura no período de 2009 a 2013, nas bases de dados SCIELO, LILACS e MEDLINE com a utilização dos descritores “educação em saúde”, “promoção da saúde” e “envelhecimento”, sendo selecionados três artigos relacionados ao tema para análise. Resultados: Os resultados indicam estudos selecionados nas bases de dados LILACS e SCIELO, nos anos de 2009, 2010 e 2012, nas regiões sudeste, sul e centro-oeste do Brasil e com nível de evidência 4 e 5. A maioria das ações educativas foi realizada em grupo na Universidade Aberta a Terceira Idade, Estratégia de Saúde Família e Unidade Básica de Saúde, tendo como tema principal a educação em saúde. Todos os estudos abordaram benefícios provenientes das atividades de educação em saúde. Conclusão: Contudo pode-se concluir que os estudos não apresentaram altos níveis de evidências das investigações sobre educação em saúde como parâmetro para a promoção do envelhecimento saudável. Isso demonstra a necessidade da elaboração de pesquisas com maior rigor metodológico, que sejam mais abrangentes com população maiores.


Palavras-chave


Educação em saúde, Promoção da saúde, Envelhecimento.

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