EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM RECURSOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rosangela Andrade Aukar de Camargo

Resumo


Introdução: As práticas educativas podem construir momentos de promoção da saúde na atenção básica através do diálogo e da troca de experiência entre os sujeitos envolvidos, visando o empoderamento da comunidade e o autocuidado. Objetivo: Relatar práticas educativas a partir de estratégias lúdicas com materiais didáticos de baixo custo na atenção básica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em unidade de Estratégia Saúde da Família no Município de Marechal Deodoro-AL, no período de agosto a dezembro de 2017, em que são compartilhadas as vivências de educação em saúde de discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição privada da cidade de Maceió-AL. As práticas educativas ocorreram durante a disciplina de Estágio Supervisionado II, para usuários com necessidades de aprendizagem diversas e faixa etária variada com a finalidade de promover a educação em saúde com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças. Relato: As temáticas das práticas educativas foram sobre aleitamento materno, manobra de Heimlich, importância das atividades físicas, hábitos alimentares saudáveis e prevenção do câncer de mama. Os recursos educativos foram de baixo custo, sendo eles: imagens impressas, bonecas, bexigas e folhetos. Conclusão: A estratégia utilizada, mostrou-se necessária para a prática de educação em saúde, ao facilitar a aproximação e o diálogo dos discentes com os usuários, ao propiciar conhecimentos referentes ao autocuidado. Neste sentido, acredita-se que este tipo de estratégia favorece a aprendizagem significativa e a interação social, além de favorecer e estimular a troca de conhecimento.

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Artigo 04

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