AVALIAÇÃO DE HABILIDADES MANUAIS: CANHOTOS VERSUS DESTROS

Lidiana Simões Marques Rocha

Resumo


Introdução: A lateralidade consiste numa das variáveis do desenvolvimento psicomotor e representa um dos aspectos importantes para a aprendizagem. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar habilidades manuais de estudantes universitários entre canhotos e destros. Material e métodos: Um número 135 estudantes canhotos participaram do questionário aplicado, que constava de questões sobre as dificuldades no cotidiano. Apenas 20 voluntários canhotos e 20 destros participaram da avaliação e dos testes de habilidades manuais. Resultados: Os resultados demonstraram que não houve diferença na avaliação de antropometria, força muscular e goniometria entre os grupos de canhotos e destros. Nos testes de habilidades manuais não houve diferença nas atividades de rosquear. Porém, no teste de recortar com tesoura e no teste de abrir latas os canhotos apresentaram melhor desempenho nas habilidades bimanuais em comparação aos destros. Conclusão: As carteiras escolares apareceram no topo da lista das dificuldades dos canhotos e estes relataram que são condicionados para utilizarem os materiais projetados para os destros e necessitam usar a mão não dominante com frequência. Os canhotos apresentaram melhor desempenho nas habilidades bimanuais em comparação aos destros nas atividades de recortar e abrir latas nesta amostra específica.

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Artigo 04

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