O ENSINO DA BIOÉTICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Gustavo Silva Abrahão

Resumo


Introdução: Os profissionais da área de saúde devem conciliar, no seu exercício profissional, além do saber científico-tecnológico, um embasamento ético-moral. Um profissional pleno é aquele que abriga em seu elenco de habilidades qualificação científica, tecnológica e ética. Objetivo: Analisar, através de uma revisão da literatura, o ensino da bioética para a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) dos profissionais de saúde. Metodologia: Trabalho de Revisão da Literatura acerca do ensino da bioética para a formação acadêmica dos profissionais de saúde realizado através de pesquisa em base de dados científicos on line (Scielo, Bireme, Periódicos Capes) e no acervo pessoal. A busca compreendeu o período de 1988 a 2018. Referencial Teórico: A bioética é um conteúdo recente no ensino do Brasil e os primeiros passos para seu implemento no meio acadêmico foram dados, no início dos anos 1990. Somente em 2001, com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da Saúde que a Bioética apareceu como um dos conhecimentos a serem adquiridos durante a graduação. O ensino da bioética aos profissionais de saúde deve ser provido de um caráter preciso e não limitar-se à reflexão geral de princípios; deve ser concebido como resultado da cultura geral do século XXI, permitindo a todos exercer suas responsabilidades próprias diante das novas situações provenientes do avanço das ciências da vida. Considerações Finais: Ensinar ética/bioética passa a ser um desafio que vai além da inclusão de disciplinas na “grade curricular” ou da simples inserção aleatória de conteúdos específicos a serem discutidos em raros momentos durante o curso de graduação.


Palavras-chave


bioética, ética médica, ensino, saúde, educação superior

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