PAPEL SOCIAL DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE E AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

Lidiana Simões Marques Rocha, Karen Cristina Alves, Alessandra Cunha

Resumo


Introdução: O atendimento domiciliar consiste de atividades assistenciais, exercidas por acadêmicos orientados, profissionais e/ou equipe de saúde na residência do usuário, para executar procedimentos mais complexos, que exigem formação para este tipo de serviço. Objetivo: O objetivo desse estudo foi analisar a percepção da satisfação dos usuários do atendimento domiciliar oferecido pelo estágio de fisioterapia em saúde coletiva, no Bairro Alfredo Freire, na cidade de Uberaba-MG. Metodologia: Este estudo foi caracterizado como uma pesquisa de campo com delineamento transversal e de caráter descritivo. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário semiestruturado, contendo questões de múltipla escolha e dissertativas. A entrevista foi gravada em equipamento específico (gravador digital). Resultados: Os usuários tiveram a oportunidade de avaliar o serviço prestado pelos estagiários da fisioterapia através de uma nota a qual pontuaria a sua satisfação com o serviço prestado pela fisioterapia. No período matutino 90% dos atendidos apontaram nota dez, enquanto que 5% nota nove e 5% nota oito. No período vespertino 60% conceituaram os atendimentos com nota dez, 20% nota nove, 4% nota oito, 12% nota sete e 4% nota cinco. Vale ressaltar que o número de usuários em atendimento domiciliar a tarde era maior que do período matutino, sendo vinte e cinco e vinte, respectivamente. Conclusão: Em relação à avaliação da satisfação dos usuários, conhecer a opinião por meio de uma pesquisa é parte fundamental para a organização da prestação do serviço. É importante que o fisioterapeuta compreenda as expectativas do paciente para que o tratamento possa também nortear a prática clínica.

Palavras-chave


satisfação dos usuários, atendimento domiciliar e fisioterapia

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