SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE SAÚDE QUANTO AO ACOLHIMENTO NOS SERVIÇOS OFERECIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DE UBERABA – MG

Ana Paula Coelho Jardim, Dayana Pousa Siqueira Abrahão

Resumo


Objetivo: Analisar o nível de satisfação do usuário do serviço em relação à assistência prestada pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), em especial o acolhimento, fundamental no processo de trabalho da Atenção Primária e a participação deste no controle social. Métodos: Trata-se pesquisa de abordagem metodológica quantitativa e descritiva realizada em uma Unidade Matricial de Saúde com composição de rede de atendimento multiprofissional e três equipes de Saúde da Família, através de questionário semiestruturado com 50 indivíduos da área de abrangência da matricial pesquisada; após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: Os resultados da pesquisa indicaram que um grande percentual dos moradores dos bairros envolvidos na pesquisa (98%- indicador 1) , estão satisfeitos com o atendimento de toda a equipe de saúde da ESF, considerando resolutivas e com atendimento muito humano e respeitoso. Consideram a forma de agendamento e quantidade de vagas oferecidas como indicadores que apresentaram maiores conceitos de rejeição quanto ao serviço prestado (22% Ruim e 8% péssimo – indicadores 15 e 16). Conclusão: De forma geral a percepção do usuário de saúde na Unidade Matricial analisada foi positiva, apresentando em todos os indicadores analisados conceitos bons e ruins com média acima de 60% dos entrevistados. 


Palavras-chave


Acolhimento; Humanização; Satisfação do paciente.

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Artigo Original

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