Diretrizes para Autores
JORNAL DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E SAÚDE
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
O Jornal de Ciências Biomédicas e saúde (JCBS) é uma publicação quadrimestral do Centro Universitário de Talentos Humanos - UNIFACTHUS, MG.
Ao submeter o manuscrito, os autores assumem a responsabilidade de o trabalho não ter sido previamente publicado e nem estar sendo analisado por outra revista. Todas as contribuições científicas são revisadas pelo editor chefe, pelo supervisor editorial e pelos editores científicos. Apenas serão encaminhados aos revisores os artigos que estiverem rigorosamente de acordo com as normas especificadas neste documento. Os trabalhos também serão submetidos à revisão estatística, sempre que necessário. A aceitação estará pautada na originalidade, significância e contribuição científica para o conhecimento da área.
Seções:
Editorial: todos os editoriais do JCBS são feitos através de convite. Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.
Carta ao Editor: correspondências de conteúdo científico relacionadas à artigos publicados na edição anterior serão avaliadas para publicação. Os autores do artigo original citado serão convidados a responder.
Artigo Original: o JCBS apreciará todos os tipos de pesquisa original na área de saúde, incluindo pesquisas em seres humanos e modelos experimentais.
Revisões: as revisões serão aceitas mediante convite prévio dos editores. Entretanto, trabalhos de alto nível, realizados por autores ou grupos com histórico de publicações na área serão bem-vindos.
Breve Comunicação: dados originais, cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais ou dados parciais de ensaios clínicos.
Relato de Caso: casos originais ou pouco frequentes que mereçam importante atenção.
Ponto de Vista: posição ou opinião de autores a respeito de um tema científico específico, atual e relevante. Esta posição ou opinião deve estar fundamentada na literatura ou em sua experiência pessoal.
Submissão:
Todos manuscritos deverão ser enviados via sistema, disponível no endereço: http://publicacoes.facthus.edu.br/
Todos os artigos deverão vir acompanhados por carta de submissão ao editor, declaração do autor de que todos os co-autores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, explicitando ou não conflitos de interesse, dados e endereço completo do autor correspondente e a inexistência de problemas éticos relacionados.
Os textos e as tabelas devem ser editados em word e as figuras e ilustrações devem estar na extensão JPEG e resolução mínima de 300 DPI.
Conflito de interesses: quando existe alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que pode derivar algum conflito de interesse, essa possibilidade deve ser comunicada e será informada no final do artigo.
Contribuição do autor: o autor correspondente deverá informar na carta ao editor a participação de cada autor no manuscrito (concepção e desenho da pesquisa, obtenção de dados, análise e interpretação dos dados, análise estatística, obtenção de financiamento, redação do manuscrito, revisão crítica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante e outros – favor, especifique).
Direitos Autorais: no ato da submissão o autor correspondente deve concordar com as políticas de transferência de direitos autorais de todo o conteúdo apresentado para a revista.
Os autores devem informar, no texto, se a pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética em Pesquisa de sua instituição em consoante à Declaração de Helsinki.
Nos trabalhos experimentais envolvendo animais, os autores devem indicar se as diretrizes institucionais e nacionais para o cuidado e uso de animais de laboratório foram seguidas.
Nos trabalhos experimentais envolvendo seres humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos seguiram os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana (institucional e nacional) e da Declaração de Helsinki de 1975, revisada em 2008. Estudos realizados em humanos devem estar de acordo com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes conforme Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Brasil), que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos e, para autores fora do Brasil, devem estar de acordo com Comittee on Publication Ethics (COPE).
Citações bibliográficas: o JCBS adotam as Normas a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (http://www.abnt.org.br/).
Idioma: os artigos devem ser redigidos em língua portuguesa (com a ortografia vigente) acompanhados do resumo na versão em inglês.
Avaliação pelos Pares: todos os trabalhos enviados ao JCBS serão submetidos à avaliação inicial dos editores, que decidirão, ou não, pelo envio a revisão por pares, os quais são pareceristas externos à JCBS.
Os revisores emitiram comentários gerais sobre o manuscrito e decidirão se esse trabalho deva ser publicado, corrigido segundo as recomendações, ou rejeitado. Os editores, tomarão a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os revisores, poderá ser solicitada uma nova opinião, de um outro especialista, para melhor julgamento.
Quando necessário, as sugestões de modificação dos revisores serão encaminhadas ao autor correspondente. Quando solicitado pelos mesmos, o manuscrito adaptado às novas exigências será reencaminhado aos revisores para verificação.
Os autores têm o prazo de trinta dias para proceder às modificações solicitadas pelos revisores e submeter novamente o artigo. A inobservância desse prazo implicará na retirada do artigo do processo de revisão.
As decisões serão comunicadas por mensagem do Sistema de Envio de Artigos e e-mail ao autor correspondente. As decisões dos editores não serão discutidas pessoalmente, nem por telefone.
A contagem eletrônica de palavras deve incluir todo o manuscrito, página inicial, resumo, texto, referências e legenda de figuras.
Os artigos deverão seguir a seguinte ordem: página de título, página do resumo, texto, agradecimentos, legendas de figuras, tabelas (com legendas para as siglas) e referências.
Página de título:
Deve conter o título completo do trabalho, em português e inglês, assim como um título reduzido. Deve conter o nome completo de todos os autores e filiação (instituição, departamento e cidade). Fornecer dados completos do autor correspondente assim como endereço postal e eletrônico e telefones.
Página do resumo:
Deve iniciar com o titulo completo do manuscrito. O resumo deve ser estruturado em cinco seções: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões, evitando abreviações e observando o número máximo de palavras. Deve ser acompanhado da versão em inglês. Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). Os descritores devem ser consultados nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
Texto:
Para “Artigo Original” deve ser dividido em introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão.
Na introdução faça uma descrição dos fundamentos e do racional do estudo, justificando com base na literatura.
Nos métodos descreva detalhadamente como foram selecionados os sujeitos da pesquisa observacional ou experimental (pacientes ou animais de experimentação, incluindo o grupo controle, quando houver), incluindo idade e sexo. A definição de raças deve ser utilizada quando for possível e deve ser feita com clareza e quando for relevante para o tema explorado. Identifique os equipamentos e reagentes utilizados (incluindo nome do fabricante, modelo e país de fabricação, quando apropriado) e dê detalhes dos procedimentos e técnicas utilizadas de modo a permitir que outros investigadores possam reproduzir os seus dados. Justifique os métodos empregados e avalie possíveis limitações. Descreva todas as drogas e fármacos utilizados, doses e vias de administração. Descreva o protocolo utilizado (intervenções, desfechos, métodos de alocação, mascaramento e análise estatística). Em caso de estudos em seres humanos, indique se o trabalho foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa e se os pacientes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido.
Os resultados devem ser exibidos com clareza, subdivididos em itens, quando possível, e apoiados em número moderado de gráficos, tabelas, quadros e figuras. Evitar a redundância ao apresentar os dados, como no corpo do texto e em tabelas.
A discussão deve relaciona-se diretamente ao tema proposto quando analisado à luz da literatura, salientando aspectos novos e importantes do estudo, suas implicações e limitações. O último período deve expressar conclusões ou, se pertinentes, recomendações e implicações clínicas.
As conclusões devem expressar a realidade dos dados apresentados no estudo.
Ao final da sessão “Conclusões”, indique as fontes de financiamento do estudo.
Agradecimentos: devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio ao projeto de pesquisa, assim como contribuições individuais. Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.
As referências devem ser construídas segundo as normas da ABNT (http://www.abnt.org.br/).
As tabelas devem ser numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. A formatação da tabela deve seguir a mesma do manuscrito.
As figuras submetidas devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. As legendas das figuras devem ser formatadas em espaço duplo e estar numeradas e ordenadas antes das Referências. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas. As figuras devem aparecer no corpo do texto.