OS REFLEXOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E GARANTIA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PARA OS DISCENTES

Barbara Paiva

Resumo


Em 2010, no âmbito da Política de Educação Superior, deu-se o nascimento de um grande instrumento garantidor da Cidadania e, consequentemente, da Dignidade da Pessoa Humana: o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A Assistência Estudantil tem o objetivo magno de fornecer os recursos necessários para a ultrapassagem de obstáculos, além da superação de fatores que impedem o bom desenvolvimento acadêmico. Considerando a relevância do tema, este artigo tentou apresentar o conjunto de fatores contemporâneos que tornam urgente a construção e a implementação de uma Política de Assistência Estudantil, que seja abrangente e geral nas Universidades Públicas Brasileiras, fato este que vem de encontro à lógica custo/benefício modernamente imposta.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Jolinda de Moraes. A Assistência Estudantil no Âmbito da Política de Educação Superior Pública. Extraído do site: . Acesso em: 20.06.2017.

BARBOSA, Carlos Daniel da Luz. Assistência Estudantil: Compromisso do Serviço Social com o Ensino Superior. Extraído do site: . Acesso: 15/06/2017.

CARUSO, Carla M; POPP, Barbara; SILVA, Deise Rosalio. O Papel da Educação para a Construção da Cidadania na Percepção de Alunos de Escola Pública. Extraído do site: . Acesso em: 20.06.2017.

CARVALHO, Hélio Gomes de; MELLO, Diene Eire de; SILVÉRIO, Laíze Márcia. Tecnológica e suas Diferentes Concepções um Estudo Exploratório. Extraído do site: . Acesso: 25/05/2017.

DUARTE, Clarisse Seixas. A educação como um Direito Fundamental

de Natureza Social. Extraído do site: . Acesso: 25/05/2017.

BRASIL. Política Nacional de Assistência Estudantil: Educação como Direito de Todos (as). FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis). Cartilha do FONAPRACE, 2017.

GAZOTTO, Mireille Alves. Políticas Públicas Educacionais: Uma Análise sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil no Contexto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. 2014. 142 p. Mestrado. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. UNESP. Franca – SP.

JÚNIOR, Antônio Gasparetto. Direito Social. Extraído do site: . Acesso em: 20.05.2017.

MONTEIRO, Raquel Motta Calegari. Opinião: A Educação no Brasil - Direito Social e Bem Público. Extraído do site: . Acesso em: 20.05.2017.

MONTEIRO, Raquel Motta Calegari. A Educação no Brasil: Direito Social e Bem Público. Extraído do site: . Acesso em: 20.06.2017.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed.. São Paulo: Hucitec, 2007.

MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectiva de Integração. Holos, Natal, v. 2, p. 1-27, 2007. Disponível em: .

PEREIRA, Tulyana Coutinho Bento. As Ações do Estado para a Ampliação do Acesso e Permanência das Classes Populares no Ensino Superior. Extraído do site: . Acesso: 15/06/2017.

Sanches, Rodrigo Ruiz. As Políticas de Assistência Estudantil No Brasil. Extraído do site: . Acesso em: 10.06.2017.

SILVEIRA, Zuleide Simas da. Concepção de Educação Tecnológica no Brasil: Resultado de um Processo Histórico. Extraído do site: . Acesso: 25/04/2017.

VASCONCELOS, Natália Batista. Programa Nacional De Assistência Estudantil: Uma Análise da Evolução da Assistência Estudantil ao Longo da História da Educação Superior no Brasil. Extraído do site: . Acesso: 25/04/2017.

VIEIRA, A. Z. O Regime Constitucional do Direito à Educação Básica. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, v. 20, n. 81, p. 75 – 90, out./dez. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.