Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista FACTHUS JURÍDICA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A FACTHUS JURÍDICA salienta que a redação de seus trabalhos deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e que as referências devem se mostrar consistentes e pertinentes à temática abordada, apontando, sempre que possível, o posicionamento de autores brasileiros e estrangeiros.

No caso de trabalhos originais em idioma que não seja o português, solicita-se que a tradução venha acompanhada do devido Certificado de tradução expedido por Centro de Idiomas. 

REGRAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO:

  1. Editor de texto: Microsoft Word – Windows 6.0 ou superior
  2. Formato: Word
  3. Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 3 cm
  4. Paginação: canto inferior direito
  5. Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  6. Parágrafo: alinhamento justificado
  7. Espaçamento entre linhas: 1,5
  8. Tamanho do papel: A4
  9. Recuo de parágrafo de 1,5cm
  10. Máximo de coautores por trabalho: três 

ELEMENTOS ESTRUTURANTES:

Os trabalhos deverão conter: 

  1. Título (em negrito, maiúsculo e centralizado)
  2. Título em inglês (em negrito, centralizado e com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo)
  3. Nome dos autores (em negrito, centralizado, com a qualificação em nota-de-rodapé)
  4. Resumo (em português e em inglês, com cerca de 180 palavras, abrangendo o campo de estudo, os objetivos, método, materiais, resultado e considerações finais)
  5. Palavras-chave (mínimo de cinco , com alinhamento à esquerda, em português e em inglês, separadas do resumo por uma linha em branco)
  6. Introdução (sem numeração indicativa)
  7. Desenvolvimento (deve ser dividido em ítens numerados)
  8. Considerações finais (sem numeração indicativa)
  9. Referências (não deverão ser numeradas e devem ser dispostas em ordem alfabética seguindo a primeira letra do Sobrenome do Autor de acordo com a ABNT e com título da obra em negrito) 
  10. Recomenda-se que todo destaque que se queira dar ao texto seja feito através da utilização de itálico, evitando-se o negrito e o sublinhado. 

REFERÊNCIAS, CITAÇÕES E NOTAS:

QUANTO ÀS REFERÊNCIAS: 

As referências nos trabalhos serão denominadas “Referências” e não ''Referências Bibliográficas”.

Exemplos de Referências:

De Livros:

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação de publicação da obra.

De Capítulo de Livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Nome (Org.). Título do documento. Local da Publicação: Editora, ano. p. x-y. 9.4

De Monografia, Dissertação ou Tese:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do documento. Dissertação (Mestrado em __). Faculdade de __. Universidade de __. Local, ano.

De Artigo de Revista:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano.

De Artigo de Jornal: 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano. 9.5.2

De Artigo de Revista em meio eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local. dia mês ano [se houver]. Disponível em: Acesso em: dia mês ano.

De Artigo de Jornal em meio eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local. dia mês ano. Disponível em: Acesso em: dia mês ano.

 
QUANTO ÀS CITAÇÕES: 

As citações devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto.

Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano em caso de citações indiretas.

Sendo necessária a indicação do sobrenome, ano e página da publicação no caso de citações diretas.

Sobre as citações diretas: Citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas e sem itálico. Já as citações com mais de três linhas devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com times new roman 10, e com o espaçamento simples, sem aspas.

Não serão aceitos textos que usem o modo de citação em nota-de-rodapé.

Exemplos de Citações:

Citação indireta:

Em relação às políticas públicas foi também no século XIX que vemos um redirecionamento em relação às substâncias psicoativas e seus efeitos. Por volta de 1800 os viciados em drogas começam a ser tratados como degenerados, e o médico Benjamin Rush começa a tratar como enfermos os viciados em álcool (PINHO, 2009).

Citação direta – menos de três linhas:

É importante afirmar que foi durante a primeira metade do século XIX, que se “desenvolveu o conceito de doença em relação ao álcool, em particular no continente europeu” (PINHO, 2009, p. 27).

Citação direta -  mais de três linhas:

Pode-se afirmar então:

QUANTO ÀS NOTAS: 

Havendo, as notas devem ser inseridas no rodapé, limitando-se ao mínimo necessário e tendo como  objetivo o esclarecimento sobre passagens no texto. Ao utilizar notas de rodapé, deve-se adotar o sistema numérico.

Diagramas, quadros e tabelas devem ser inseridos no corpo do texto e devem apresentar título e fonte em tamanho 10, com espaçamento simples, logo abaixo da figura. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho a ser submetido deve ser inédito (não publicado em nenhum outro periódico).

  2. O trabalho a ser submetido não deve estar sob avaliação para publicação em outro periódico.

  3. O trabalho deve se enquadrar em uma das linhas de pesquisa propostas pela FACTHUS JURÍDICA.

  4. O trabalho deve obedecer às regras preconizadas nas ‘Diretrizes para Autores – regras de formatação'.

  5. Sobre o resumo: deve apresentar elementos mínimos para a caracterização do trabalho. Definindo os objetivos, a metodologia e apresentando uma breve síntese das considerações finais.

  6. Sobre a introdução: deve apresentar, de forma clara, o problema a ser enfrentado no trabalho, descrevendo também a metodologia. Deve traçar um caminho possível ao leitor para seguir durante a leitura do trabalho.

  7. Sobre o desenvolvimento: deve discutir as teorias possíveis visando esclarecer os problemas levantados. A divisão de capítulos deve estar satisfatória visando alcançar os objetivos expostos. Deve ter relação com as considerações finais.

  8. Sobre as considerações finais: devem apresentar uma correlação lógica com o desenvolvimento e a introdução do trabalho. Os temas e indagações propostas em face do problema em estudo devem estar respondidas.

  9. As referências e citações devem ser satisfatórias e conexas ao assunto tratado.

    O autor tem conhecimento de que ao submeter seu trabalho à FACTHUS JURÍDICA, cederá de forma expressa, gratuita, automática e irrevogável os direitos que sobre ele recaem e que de seu uso decorrerem, por prazo indeterminado, dentre os quais se incluem os direitos de exposição, publicação, reprodução, armazenamento e utilização acadêmica, sem que lhe caiba qualquer contrapartida econômico-financeira e sem que isso gere à FACTHUS quaisquer ônus ou encargos.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na FACTHUS JURÍDICA serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por este Periódico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a  terceiros. Caso o autor não deseje que seus dados sejam disponibilizados esta informação deverá ser expressamente solicitada aos Editores, juntamente com a submissão do trabalho.