UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A QUALIDADE DA TRANSMISSÃO DE VIDEOS EM REDES SEGMENTADAS

Leonardo Ferreira Borges, Fernando Eduardo Rezende Matiolli, Eduardo Fernandes Saad, Diovani dos Santos Milhorim

Resumo


O tráfego de rede por vezes se torna lento, um dos motivos é a grande quantidade de transmissão em um único bloco de comunicação, apontando para soluções como segmentação de rede. Este artigo demonstra a avaliação da qualidade da transmissão de um vídeo, através de uma rede corporativa de produção antes e após a segmentação por VLAN, utilizando métricas de avaliação mundialmente difundidas para testes em redes de computadores. Foi utilizada a rede corporativa de uma empresa do segmento agroindustrial, que já é uma rede segmentada, criando um novo segmento para os testes serem efetuados sem prejudicar o andamento das operações da empresa. Foi gerado a transmissão do vídeo utilizando dois laptops em dois cenários, onde um completamente isolado de qualquer tráfego e outro simulando uma rede com tráfego de dados intenso, para avaliar a qualidade final dos videos mediante os cenários. Para a criação do tráfego concorrente e avaliação da rede foi utilizada a ferramenta IPERF3. As métricas utilizadas para a avaliação da qualidade dos vídeos requerem que haja pares para comparação, a marcação dos frames, que foi necessária para identificar se há uma correspondencia entre os vídeos comparados e após a transmissão em uma comparação quadro a quadro. Por fim, os resultados apontam que uma rede com menor tráfego concorrente, apresenta maior desempenho em relação à rede com maior tráfego, com as variações de banda e atraso (Jitter) influenciando diretamente na qualidade.
PALAVRAS CHAVE: Avaliação de qualidade, métrica objetiva, transmissão de vídeo, redes de


Texto completo:

PDF

Referências


BEZAGO, Dante Coaquira. Avaliação de qualidade de vídeo sobre uma rede IP usando métricas objetivas. 2011. 5 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BRADNER, S.; MCQUAID, J. Benchmarking Terminology for Network Interconection Devices: RFC 2544. [S.I]: Internet Engineering Task Force, Network Working Group, 1999.

DANTAS, Mario. Tecnologia de Redes de Comunicação e Computadores. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2002.

DIAS, Diego. Perguntas e Respostas: Portas Access/Trunk/Híbrida, LACP e STP. 2015. Disponível em:. Acesso em: 12 maio 2017.

ESTRADA, Cássius Rodrigo Duque. AVALIÇÃO

AUTOMÁTICA DE QUALIDADE DE VIDEOCONFERÊNCIAS DE ALTA DEFINIÇÃO. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

FILIPPETI, Marco Aurélio. CCNA 5.0 Guia completo de estudo. Florianópolis: Visual Books, 2014. 544 p.

IPERF. IPERF - The ultimate speed test tool for TCP, UDP and SCTP. 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2017.

MACEDO, Diego. Introdução ao Wireshark: Detecção e captura de tráfego em redes. 2016. Disponível em:. Acesso em: 27 maio 2017.

MORAES, Igor Monteiro. VLANS - Virtual Local Area Networks. 2002. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Redes de Computadores, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em:.Acesso em: 17 maio 2017.

MOTA FILHO, João Eriberto. Análise de tráfego em Redes TCP/IP. São Paulo: Novatec Editora, 2013.

RFC 6349. Framework for TCP Throughput Testing. 2011. Disponível em: < https://tools.ietf.org/html/ rfc6349>. Acesso em: 17 maio 2016.

REGIS, Carlos Danilo Miranda. Métrica de Avaliação Objetiva de Vídeo Usando a Informação Espacial, a Temporal e a Disparidade. 2013. 138 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2017.

ROMANI, Eduardo. AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE

VÍDEO UTILIZANDO MODELO DE ATENÇÃO VISUAL BASEADO EM SALIÊNCIA. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

SARMENTO, Camila Freitas; REGIS, Danilo; TAYNNAN, Michael. Avaliação do Ganho de Qualidade de Vídeos Transmitidos com Codificação de Canal. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, VII., 2012, Palmas.

SILVA, Pedro Henrique Diniz da; ALVES JÚNIOR, Nilton. Ferramenta IPERF: geração e medição de Tráfego TCP e UDP. Cbpf, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, Quadrimestral. Disponível em:. Acesso em: 20 maio 2017.

TANENBAUM, Andrew S.. Computer Networks. 4. ed. Amsterdan: Campus, 2003. 968 p.

TORRES, Gabriel. Redes de Computadores. 2. ed. Rio de Janeiro: Novaterra, 2014. 955 p.

VIDEOLAN. VideoLAN's Documentation: The reference documentation on VideoLAN's projects. 2017. Disponível em:. Acesso em: 12 maio 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA