RE-BIO APLICATIVO DE COLETA SELETIVA POR GPS

Dafny Cândido Machado, Gabriel Vinicius Soares de Souza, Kennedy Matheus Lino Rosa, Rogério Bernardes Andrade

Resumo


As questões ambientais estão em pauta desde o final do século passado, devido ao panorama atual, temos observado que os seres humanos continuam produzindo resíduos em exorbitante quantidade. Entretanto, por mais que tenhamos o projeto da coleta seletiva e discussões sobre a problemática, é fato que o acesso à informação é escasso. É notável que a área de tecnologia pode contribuir de forma efetiva acerca da sustentabilidade e meio ambiente, criando métodos acessíveis para a população. Vendo isto, tivemos a ideia de desenvolvermos um aplicativo que disponibilizasse conhecimento sobre os pontos de coleta seletiva, os horários e as rotas da coleta de resíduos semanais por bairro dentro da cidade de Uberaba/MG, calendário de coletas e bonificações a partir da quantidade coletada.


Palavras-chave


Aplicativo; Coleta Seletiva; Meio Ambiente; Resíduos; Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


GARRET, J. J. (2003). The Elements of User Experience: User‐Centered Design for the Web. USA: New Riders.

STATI, Cesar Ricardo; SARMENTO, Camila Freitas. Experiência do usuário (UX). Curitiba: InterSabercs, 2021.

DE CARLI, Bibiana. Design centrado na experiência do usuário. Projeto de Pesquisa para o Prêmio Mérito Universitário. UNOESC - Videira/SC, 2009.

SENADO, Agência. et al. Aumento da produção de lixo no Brasil requer ação coordenada entre governos e cooperativas de catadores. Pires, Yolanda; Oliveira, Nelson. 07 de junho de 2021. Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2021.

DINO; SANTOS, Adriano. Brasil, segundo país onde o mercado de aplicativos mais cresce. 18 de maio de 2020. Disponível em: Acesso em: 13 de março de 2022.

DATA.AI. State of Mobile 2022. 13 de janeiro de 2022. Disponívdel em: Acesso em: 13 de março de 2022.

MARINS, Eduardo. Coleta seletiva: 2% do lixo recolhido em Uberaba é reciclável. 18 de janeiro de 2021. Acesso em: 01 de maio de 2022.

ABRELPE. Panorama de Resíduos Sólidos 2021. Acesso em 01 de maio de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA