ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSBORDO DO TANQUE DE ALIMENTAÇÃO DE CALDEIRA AQUATUBULAR

Monique Polastrini Alves, Cleiton Silvano Goulart, Felipe Santos Moreira

Resumo


No tanque de alimentação de água de uma caldeira aquatubular de uma empresa de laticínios, situada no Triângu-lo Mineiro, tinha-se o problema recorrente do alívio de pressão deste tanque em uma área de circulação de pessoas e veículos. Mediante estudos que foram realizados, foram tomadas duas ações: instalação de tubulação para direcionar o alívio da pressão para um local seguro, e a instalação de sistema de monitoramento do nível do tanque de alimentação da caldeira. Com estas medidas foi possível monitorar o nível deste reservatório, e mesmo nas ocasiões em que ocorria o transbordo de vapor con-densado pelo alívio da pressão, o risco de acidente foi reduzido através do direcionamento deste transbordo para um local seguro.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P.C.A.; BARBOSA-BRANCO, A. Acidentes de trabalho no Brasil: prevalência, duração e despesa previdenciária dos auxílios-doença. RBSO, 36(124), 195–207, 2011.

BEUX, G. Avaliação das condições de segurança na operação de caldeiras a vapor. Monografia (Engenharia de Segurança do Trabalho). Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Pato Branco, 2014. Disponível em: Acesso em: 5 mar. 2017.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho. Norma Regulamentadora n°13. Brasília, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2014. Disponível em:. Acesso em: 6 mar. 2017.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego; Secretaria de Inspeção do Trabalho. Portaria n. 3.214, 08 de junho de 1978, aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas a Segurança e Medicina do Trabalho. Brasília, 1978. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2017.

OLIVEIRA, M. M. de. Análise do gerenciamento de riscos de um sistema de caldeira e vaso de pressão. Estudo de caso. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial, Belo Horizonte, MG, Brasil, 04 a 07 de outubro de 2011. Disponível em:. Acesso em: 5 mar. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA