DISPOSITIVO DE FECHAMENTO DE TREMONHAS EM VAGÕES COM RETORNO NA QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES EM INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES

Alex Maciel Mendonça, Nelson Pimenta Neto, Raphael Silva Lins

Resumo


O presente estudo tem como objetivo demonstrar os benefícios na qualidade de vida de trabalhadores com a implantação de um dispositivo de fechamento de tremonhas em vagões com a finalidade de mitigar o risco ocupacional o qual o trabalhador é submetido. A metodologia direciona-se a um estudo de caso realizado em uma indústria de fertilizantes, localizada em Uberaba, MG, envolvendo trabalhadores do setor de manutenção expostos a riscos de acidentes e riscos ergonômicos. Diante de estudos realizados e inspeções feitas pela equipe de manutenção da indústria, foi possível averiguar que além do esforço excessivo para o manejo e troca das alavancas no fechamento das tremonhas, os trabalhadores estavam sujeitos a acidentes. Assim, a prioridade das ações da equipe de manutenção foi de realizar uma melhoria no dispositivo de alavancas que era acionado de forma pneumática para o fechamento das tampas dos vagões de forma semiautomática. Os resultados apontaram diminuição de ocorrências de acidentes de trabalho envolvendo os trabalhadores após o descarregamento dos vagões

Palavras-chave


Acidentes; Ergonomia; Melhoria; Risco Ocupacional.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


BRASIL. Consolidação das leis do trabalho. Ministério do Trabalho e Emprego. NR – Normas Reguladoras, 1978. Segurança e Saúde do Trabalho. Relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelasempresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nrs.htm. Acesso em: 5 mar. 2017.

CALÔBA, G.; KLAES, M. Gerenciamento de projetos com PDCA. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

FEIJÓ, S. C. Cadeia de suprimentos e produção. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LIKER, J. K.; OGDEN, T. N. A crise da Toyota: como a Toyota enfrentou o desafio dos recalls e da recessão para surgir mais forte. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MÁSCULO, F.; MATTOS, U. (Org.). Higiene e segurança do trabalho para engenharia de produção. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2011.

MEIRELES, M. Ferramentas administrativas para identificar observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.

MORAES, G. Elementos do sistema de gestão de SMSQRS. v. 2. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2010.

OGATA, A., SIMURRO, S. Guia Prático de qualidade de vida: como planejar e gerenciar o melhor programa para a sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SILVA JÚNIOR, J. P. L.; BARBOSA, M. A. P. Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no Estado do Ceará. Rev. Tecnol., Fortaleza, v. 26, n. 1, p. 21-32, jun. 2005. Disponível em: http://periodicos.unifor.br/tec/article/view/106. Acesso em: 5 mar. 2017.

TOSE, M.; MARRAS, J. P. Avaliação de desempenho humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ZAT, F. M. Ginástica laboral: valorização humana e gestão de resultados. São Paulo: Phorte, 2015.

WACHOWICZ, M. C. Aspectos ergonômicos físico-ambientais. In: WACHOWICZ, M. C. Segurança, saúde e ergonomia. 2. ed. Curitiba: Ibpex - Dialógica, 2012. p.125-148.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA