PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS EMPRESAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COBIT: ANÁLISE LITERÁRIA

Albeneir Paulino da Silva, Roberto Duarte Campos

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi analisar alguns estudos realizados por pesquisadores da área de gestão de TI como base na implementação do framework COBIT, evidenciando as dificuldades encontradas. O método utilizado para a realização do presente trabalho é a análise literária escrita por autores na área de Gestão de tecnologia da Informação (GTI). Foram discutidas dificuldades da implementação do COBIT sob três frentes: operacionalidade, planejamento e aplicabilidade. Conclui-se que desempenho dos dirigentes e gestores quanto ao planejamento e sua aplicação não se mostram suficientes para a devida implementação do COBIT. Em seguida constata-se a falta de empenho dos funcionários da organização ao não se enquadrarem no novo modelo de gestão. Por último, a falta de alinhamento estratégico e mudanças organizacionais e culturais apresentam-se como fatores de insucesso na aplicação do COBIT nas empresas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTIN, R. M. D. M.; ALBERTIN, A. L. Tecnologia da Informação e Desempenho Empresarial: as dimensões de seu uso e sua relação com os benefícios de negócio. Rio de Janeiro: Atlas, 2009.

BEAL, ADRIANA. O sistema de Informação como Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 2001.

CARVALHO, C. E. C.; SOARES, P. F.; CAULLIROVX, H. M. C.; Aplicação da maturidade das atribuições de TI: um estudo de caso. XXIX encontro nacional de engenharia de produção, Salvador, 06 a 09 de outubro de 2009.

FERNANDES, A. A. e ABREU, V. F. Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008

GASPAROTE, M. Avaliação do modelo cobit de governança em TI para arranjos produtivos locais: estudo de caso no setor coureiro calçadista do vale dos sinos. Porto Alegre, RS, 2006.

GIAMPAOLI, R. Z.; TESTA, M. G.; LUCIANO, E. M. Contribuições do modelo COBIT para a Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação: desafios, problemas e benefícios na percepção de especialistas e CIOs. Rev. Análise, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 120-133, jul. /dez. 2011.

ISACA (2010). IT Standards, Guidelines, and Tools and Techniques for Audit and Assurance and Control Professionals, ISACA.

ISACA (2012). CoBIT 5 - A Business Framework for the Governance and Management of Enterprise IT ISACA (2010). Certified Information Systems Auditor - Review Manual 201 0, ISACA.

MANCINNI, M.; PRADO, E. P. V. A implantação do Cobit como modelo de governança de TI: um estudo de caso em uma instituição financeira de médio porte. Rev. Inovação Tecnológica, São Paulo, v1, n.2, p.4-21, jul. /dez. 2011.

MANSUR, V. A. Governança Avançada de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

SANTOS, S. A. A. M. Práticas de segurança da informação: um estudo de caso num centro hospitalar. Porto, Portugal, 2014.

SUN, V.; BARATA, A. M.; MANCINI, M.; PRADO, E. P. V. Governança de TI em Organizações do setor de saúde: um estudo de caso de aplicação do COBIT. XII Brazilian Symposium on Information Systems, Florianópolis, SC, May 17-20, 2016.

YOUNG, R., and Jordan, E. 2005. The Implications of Australian ICT Governance Standards for COBIT. In: Proceedings of the IT Governance International Conference (Auckland, New Zeland, 2005).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 JORNAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE - JETMA