Prefácio

Renato de Souza Meirelles

Resumo


      Escrever o prefácio da revista Facthus Administração e Gestão é uma responsabilidade impar, diante do as desafios e oportunidades que levaram a concretização do sonho da comunidade acadêmica do curso de Administração, o periódico científico tem como missão promover e divulgar estudos na área de Administração e Ciências afins, através da publicação de artigos, resenhas e ensaios inéditos, contribuindo para a democratização do conhecimento. De acesso público e gratuito, representa também um local de discussão de ideias, estimulando os debates, principalmente em face as linhas de pesquisa do curso: Planejamento e Inteligência de Mercado, Finanças Corporativas, Estudos Organizacionais e Desenvolvimento, e Gestão da Inovação.

       Este primeiro número contempla artigos que enfrentam questões relevantes no estudo e desenvolvimento das questões ligadas a gestão e a administração. Inicia a Revista a temática referente ao estudo do perfil dos empresários de empresas de pequeno e médio porte em Uberaba e seus desafios frente à preparação dos sucessores na manutenção e ampliação dos negócios. Já o segundo artigo objetiva identificar os principais fatores que influenciam na formação de preços em empresas do varejo, contribuindo no processo de tomada de decisão e a competividade das empresas, com destaque na utilização de softwares e sistemas de informações gerenciais. O terceiro trabalho procura demonstrar como o marketing pode auxiliar a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, a proporcionar ao dizimista a experiência da partilha de bens e, consequentemente promover a autossustentação de sua igreja. O quarto artigo se propõe a investigar o conhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional na administração de empresas na cidade de Uberaba/MG. No quinto artigo é realizado análise do nível de empregabilidade dos egressos do curso de Administração da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS e verificar se esses egressos estão buscando qualificações profissionais para terem ou manterem-se empregáveis. Encerrando a revista o ultimo artigo é fruto de um pensamento inovador e empreendedor na busca do entendimento da Agricultura Familiar. Pensar as
linhas de planejamento, organização, direção e controle para esse segmento é conceber mais do que a visão empresarial somente implementada no lucro. Essa condição prediz uma vontade de sustentabilidade, preservação ambiental, responsabilidade social e, ainda, a mudança de paradigmas que estabelecem princípios efetivos de excelência para a gestão nas empresas desse porte na área urbana.

       A REFAG assume o compromisso e o comprometimento com a pesquisa científica, como alicerce do ensino superior de excelência, posto a serviço da disseminação do conhecimento, do desenvolvimento, da cidadania e da dignidade da pessoa humana. Que todo aquele que nos honrar com sua leitura possa identificar tais propósitos, na medida em que os trabalhos aqui veiculados fomentem debates e reflexões neste sentido.

Boa leitura!

Prof. Renato de Souza Meirelles – Editor Chefe


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.