EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS (FATCHUS) DE UBERABA

LETICIA ABADIA RIBEIRO

Resumo


Devido ao aumento da competitividade proveniente da globalização, as empresas verificaram a necessidade de mudanças rápidas e contínuas para sua sobrevivência no mercado. Surge a necessidade de contar com profissionais com uma visão global, que consigam reunir habilidades e competências para assumirem riscos e disporem de estratégias e soluções para o sucesso da organização. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do nível de empregabilidade dos egressos do curso de Administração da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS e verificar se esses egressos estão buscando qualificações profissionais para terem ou manterem-se empregáveis. Levanta-se a hipótese de que os conhecimentos adquiridos durante o período do curso proporcionam um nível de empregabilidade satisfatório e que os egressos devem buscar qualificações profissionais para atuarem diante das exigências de mercado. Foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem quantitativa, por meio de um questionário estruturado com questões fechadas e de múltipla escolha. Os resultados da pesquisa apontam que os egressos têm buscado aprimorar seus conhecimentos e agregarem qualificações profissionais para se destacarem no mercado de trabalho, aumentando com isso a sua empregabilidade.

PALAVRAS CHAVE: empregabilidade, egressos, administração.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Marcus Garcia de. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006, p. 224.

BARDUCHI, Ana Lúcia J. et al. Empregabilidade: competências, pessoais e profissionais. São Paulo: Pearson Prentice Hal, 2010, p. 148.

BITENCOURT, Cláudia e colaboradores. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2 ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010.

CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Cláudia B.; KLOECKNER, Mônica Caravantes. Comunicação e comportamento organizacional. Porto Alegre, RS: ICDEP, 2009. p. 215.

Catho.com. Vagas na área administrativa. Disponível em: /home.catho.com.br/vagas/area-administrativa/>. Acesso em 02 de outubro, 2014.

CFA, Conselho Federal da Administração. Adm Empregos. Disponível em : /www.admempregos.org.br/vagas/area/administracao-de-empresas/1>. Acesso em: 02 de outubro. 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 630.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 – 2 reimpressão. p. 411.

CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 5 ed. rev. e atual. Barueri, SP: Monole, 2008, p. 422.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração: o essencial em Teoria Geral da Administração. 2 ed. São Paulo: Ebole, 2013 - 2 reimpressão. p. 639.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração: abordagens prescritivas e normativas. 7 ed. Barueri, SP : Manole, 2014. Volume 1.

CINTRA, Josiane C. et al. Desenvolvimento pessoal e profissional. Valinhos, SP: Anhanguera Publicações, 2011. 256 p.

Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Definição e finalidade. Disponível em: /www.cramg.org.br/definicao/>. Acesso em: 30 de outubro, 2014.

EBOLI, Marisa. et al. Educação Corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. São Paulo: Atlas, 2010, p. 370.

FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida e CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gestão. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011, p. 361.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 241.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.