ANÁLISE DE FORMAÇÃO DE PREÇOS NO VAREJO – UM ESTUDO COM EMPRESAS DO MUNÍCIPIO DE SÃO GOTARDO/MG

MICHELLE CRISTINA FERREIRA

Resumo


Este estudo teve como principal objetivo identificar os principais fatores que influenciam a formação de preços em empresas do varejo, localizadas no município de São Gotardo/MG. Para mensuração dos dados, foi utilizada a estatística descritiva, com o auxílio do software Microsoft Excel. Como método de coleta de dados, utilizou-se um questionário, que foi aplicado no mês de novembro de 2014, para 86 gestores, responsáveis pela formação de preço, nas organizações em que atuam no referido município. Para alcançar tal objetivo, foi identificado quais são os fatores mais importantes para a sobrevivência da organização, os aspectos considerados para o estabelecimento do preço e ferramentas utilizadas para a formação do mesmo. Os resultados demonstraram que a formação de preços é um fator importante e relevante para aumentar a vantagem competitiva e alavancar as vendas, entretanto os respondentes se mostraram resistentes quanto algumas ferramentas que podem ser usadas na sua formação, como o uso do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e softwares. Concluiu-se, que apesar de considerarem a formação de preço como ferramenta crucial para garantir a sobrevivência da organização, notou-se que desconsideram vários fatores fundamentais para o processo, e tão pouco, sabem utilizar adequadamente as informações que a análise da formação de preço pode proporcionar para a organização.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de preços, varejo, pequenas e médias empresas.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRINI, Rodrigo. ESTUDO DA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE INFORMÁTICA: Survival in Oxygen-Deficient Conditions. J. U.s. Sjwp, São Paulo, v. 1, p.01-20, 1 out. 2006. Water Environment Federation.

ALVES, Carlos Alberto; VAROTTO, Luis Fernando; GONÇALVES, Marcelo Neves. OBJETIVOS DE PREÇO E ESTRATÉGIAS DE PREÇO NO VAREJO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA NO VAREJO PAULISTANO. Remark, São Paulo, v. 10, n. 2, p.84-105, 6 dez. 2011. University Nove de Julho. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2015.

BERNARDI, L.A. Manual de Formação de Preços: políticas, estratégias e fundamentos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CHURCHILL JR., PETER J.P. Marketing: criando valor para os clientes. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007. COBRA, M. Administração de Marketing. 2 ed. São Paulo:Atlas, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. 220 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Dados do Censo 2010.Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2015.

KOTLER,P; KELLER,K., Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Person Education, 2007.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, A.L. Marketing de varejo. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SOUZA, Antônio Artur de et al. FORMAÇÃO DE PREÇO NO VAREJO INFORMAL: Estudo nos municípios de Santa Maria/RS e Belo Horizonte/MG. Iii Cneg, Niterói, p.01-20, 19 ago. 2006. Anual.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.