AUTOSSUSTENTAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA NO BRASIL E APLICAÇÃO DO MARKETING NA PASTORAL DO DÍZIMO
Resumo
Este estudo tem como objetivo demonstrar como o marketing pode auxiliar a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil a proporcionar ao dizimista a experiência da partilha de bens capaz de torná-lo fiel ao dízimo e, consequentemente, promover a autossustentação de sua igreja. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica descritivo-exploratória sobre a utilização da ciência do marketing pela Igreja Católica Apostólica Romana, fazendo-se analogias entre os conceitos estabelecidos pelos principais autores de marketing, bem como, com os principais especialistas do Brasil em dízimo e administração eclesial, além de discorrer sobre ferramentas como propaganda, publicidade, marketing social, marketing de relacionamento, gestão de marcas, dentre outros, para demonstrar a aplicabilidade do marketing na organização religiosa. Os conceitos e ferramentas apresentados neste trabalho possibilitarão que as paróquias proporcionem aos seus fiéis a experiência da partilha sem contradizer a seus princípios, mesmo com nomenclaturas e conceitos que, aparentemente, são exclusivas do cenário empresarial.
PALAVRAS-CHAVE: Administração, católica, dízimo, Igreja, marketing.
Texto completo:
PDFReferências
AMORIM, Diego. Famílias reduzem dízimos com aumento nos gastos com água e luz: Igrejas registram queda nas doações de fiéis, que se dizem endividados e afetados pela inflação alta. Católicos e evangélicos veem dias difíceis pela frente. Disponível em: Acesso em: 10/06/ 2015.
ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA IGREJA. Anuário Estatístico revela crescimento estável da Igreja. Disponível em Acesso em 23/09/2015.
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA. Como formar a equipe da Pastoral do dízimo? Disponível em < http://catholicus.org/como-formar-a-equipe-da-pastoral-do-dizimo/>. Acesso em 25/08/2015.
BARNA, George. O marketing a serviço da Igreja: Preparando o solo para a melhor e maior colheita de todos os tempos. 2. ed. São Paulo: Abba Press, 2000. 272 p. Tradução de: Pr João Bentes.
CASTRO, Fábio. Campanhas de marketing aplicadas à pastoral do dízimo. Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, 1, São Paulo, Promocat, 2015.
COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Loyola, 2005.
CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – Grupo de Trabalho para o Dízimo / Dízimo – Uma proposta bíblica. Edições CNBB, 2015.
CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Pastoral do Dízimo. São Paulo: Paulus, 1975.
CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Sou católico: Vivo minha fé. 4.ed. Brasília: CNBB, 2012.
EXAME.COM. Onde estão os católicos do mundo? Disponível em http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/onde-estao-os-catolicos-do-mundo> Acesso em 23/09/2015.
GUIMARÃES, André Luiz Freitas; RIBEIRO, Elisabete Dias Raposo; CARVALHO, Pe. Everton dos Santo. ed 55 Componente Plural: Permita que as práticas administrativas qualifiquem a atividade paroquial. Paróquias & Casas Religiosas, São Paulo, p.12-15, jun. 2015. Bimestral.
HOOLEY, Graham; PIERCY, Nigel F.; NICOULAUD, Brigitte. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Tradução: Luciane Pauleti e Sonia Midori. 4a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
KATER FILHO, O marketing aplicado à Igreja Católica. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2014. 95 p.
KELLER, Kevin Lane Gestão estratégica de marcas / Kevin Lane Keller, Marcos Machado ; tradução Arlete Simille Marques. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2006.
KOTLER, Philipe Administração de marketing /Philipe Kotler, Kevin Len Keler; tradução Sonia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. -14.ed.- São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
LOVELOCK, Christopher Marketing de serviços : pessoas, tecnologia e estratégia/ Christopher Lovelock, Jochen Wirtz Angelo Hemzo ; tradução de Sônia Midori Yamamoto, -- 7.ed.-- São Paulo : Perason Prentice Hall, 2011.
MADUREIRA, Aristides Luis ed 56 Método Conquistado: Tenha uma visão estratégica capaz de impulsionar uma gestão participativa. Paróquias & Casas Religiosas, São Paulo, p. 50-51, out. 2015. Bimestral.
MADUREIRA, Aristides Luis. A importância da pastoral da partilha no desenvolvimento humano –espiritual e pastoral, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, 1, São Paulo, Promocat, 2015.
NOGUEIRA, Luiz Rogério. Gestão administrativa e financeira eclesiástica. Petrópolis: Vozes, 2008.
PARÓQUIAS & CASAS RELIGIOSAS ed 02 8 razões definidas por paroquianos que não doam o dízimo. Paróquias & Casas Religiosas, São Paulo, set. 2006. Bimestral.
PIERRARD, Pierre. História da Igreja. 4.ed. São Paulo: Paulus, 1982.
SANTOS, Adriane Schimainski dos. Marketing de relacionamento – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2015.
SANTOS, André Luiz Moreira. Líderes e Liderados: Como gerenciar investimento na formação dos agentes de pastoral do dízimo, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, 1, São Paulo, Promocat, 2015.
SANTOS, Marcelo dos. ed 52 O empreendedor criativo a serviço da evangelização na comunidade paroquial. Paróquias & Casas Religiosas, São Paulo, p. 24-25, jan-fev. 2015. Bimestral.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: Ltc, 2000.
SHIMP, Terence A. Comunicação integrada de marketing: propaganda e promoção / Terence A. Shimp ; tradução Teresa Felix de Souza. -7.ed.- Porto Alegre : Bokman, 2009.
SILVA, Reinaldo O. da. Teoria da administração / Reinaldo O. da Silva. -- São Paulo : Perarson Prentice Hall, 2008.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo / Michael R. Solomon; trad. Lene Belon Ribeiro. -5.ed.- Porto Alegre : Bookman, 2012.
VIANA, Pe. Tom. Como gerenciar, estabelecer e manter o serviço de atendimento aos dizimistas, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, 1, São Paulo, Promocat, 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.