POLÍTICAS PÚBLICAS: AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Diego de Sousa Bernardes, Diego Queiroz Melo, Carlos Eduardo Artiaga Paula, Leonardo Pinheiro Deboçã

Resumo


Um dos principais instrumentos utilizados pela administração pública para enfrentar e buscar solucionar os problemas da sociedade civil são as políticas públicas. A dinâmica desse complexo instrumento contempla a identificação das demandas sociais, o estabelecimento das diretrizes, a implementação das ações e a avaliação da sua efetividade. No Brasil, o Plano Nacional de Educação se apresenta como uma das mais amplas e complexas políticas públicas, que teve uma evolução histórica repleta de diversas concepções e direcionamentos, permeada pela intrincada dinâmica da política nacional e sua evolução histórica inconstante. Dada essa amplitude, o presente trabalho objetivou avaliar os resultados do referido plano no âmbito da educação superior a partir de quatro das vinte metas dessa política pública. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritivo-explicativa, obteve-se dados estatístico-numéricos em sites oficiais que foram organizados conforme as quatro metas do PNE. A partir dessa organização, os dados foram interpretados segundo o método hermenêutico-dialético, preconizado por Minayo. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação é um marco para o progresso da educação no Brasil. Entretanto, os resultados compilados no estudo demonstram que a política educacional brasileira ainda está muito distante de satisfazer os anseios e necessidades da população. Nota-se ainda que o Plano Nacional de Educação necessita de metas mais claras e objetivas e parâmetros bem delimitados para avaliação e validação dos resultados alcançados visando futuros aprimoramentos dessa e de outras políticas públicas educacionais não apenas no ensino superior mas em todo o sistema educacional brasileiro.


Texto completo:

Artigo 08

Referências


AGÊNCIA DE INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO (AGEUFMA). Avaliação da CAPES aponta crescimento da Pós-Graduação Brasileira. 20 set. 2017. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=50471. Acesso em: 18 mai. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 2014a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 18 mai. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coletânea de Relatos de Experiência sobre o Monitoramento e a Avaliação dos Planos de Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, Brasília, 2018b. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/ebook/coletanea-de-relatos.pdf. Acesso em: 18 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), Brasília, 2014b. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 18 mai. 2023.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Buscando um conceito de políticas públicas para a concretização dos direitos humanos. In: BUCCI, Maria Paula Dallari et. al. Direitos humanos e políticas públicas. São Paulo: Pólis, 2001.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Ministro quer rever metas do Plano Nacional de Educação. 22 mai. 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/558170-ministro-quer-rever-metas-do-plano-nacional-de-educacao/. Acesso em: 18 mai. 2023.

CAMARGO, Ivan M. T. OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Forges, n. Especial, p. 17-29, 16 Nov. 2020. Disponível em: https://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/6/6. Acesso em: 18 mai. 2023.

CURY, Carlos Alberto Jamil. O Plano Nacional de Educação: duas formulações. Cad. Pesq., n. 104, p. 162-80, jul. 1998. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6209181.pdf. Acesso em: 18 mai. 2023.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Por um Plano Nacional de Educação: nacional, federativo, democrático e efetivo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 25, n. 1, mar. 2011. ISSN 2447-4193. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19325. Acesso em: 18 mai. 2023.

DAGNINO, R. Metodologia de análise de políticas públicas. In: DAGNINO, R. et al. Gestão estratégica da inovação: metodologias para análise e implementação. Taubaté: Cabral Universitária, 2002.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016.

FERREIRA, Lívia Andrade. A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024). Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 410-439, 2016.

FONSECA, Marília. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Cad. CEDES, Campinas , v. 29, n. 78, p. 153-177, ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 mai. 2023.

FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas. n. 21, p. 211-259, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.São Paulo:Atlas, 2002.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo; COSTA, Danilo; GONÇALVES, João Carlos. Algumas considerações sobre o conceito de políticas públicas: o que o estado lucra com as políticas públicas. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, jul./dez., 2020.

HOWLETT, Michael; RAMESH, M.; PERL, Anthony. Política Pública: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Ipea). Produto interno bruto (PIB) real. 29 mai. 2020. Disponível em: http://www.ipeadata.gov.br/ExibeSerie.aspx?serid=38414. Acesso em: 18 mai. 2023.

JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite; NHRRELUGA, Rafael Simone. Análise de políticas públicas: uma abordagem em direção às políticas públicas de informação. Perspect. ciênc. inf., v. 14, n. 1, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/86sqfsg3NJnCXKFmxfg5C9v/?lang=pt. Acesso em: 18 mai. 2023.

LENZI, Tié. Políticas públicas na educação: quais são e quem faz? Portal Toda Política. 2018. Disponível em: https://www.todapolitica.com/politicas-publicas-na-educacao/. Acesso em: 18 mai. 2023.

LOTTA, Gabriela Spanguero. Implementação e agentes implementadores de políticas públicas. In: LOTTA, Gabriela Spanguero. Implementação de políticas públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos burocratas de nível de rua no Programa Saúde da Família. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. f. 24-33.

LOWI, Theodore. Four systems of policy, politics and choice. Public Administration Review, v. 22, jul./aug. 1972. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/974990. Acesso em: 18 mai. 2023.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

MINTO, Lalo Watanabe. Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as relações público-privadas. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018.

MOTTA, Paulo Roberto. Avaliação da Administração Pública: eficiência, eficácia e efetividade. FUNDAP, São Paulo, 1990.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Desafios da educação superior. Sociologias, n. 17, p. 14-21, 2007.

OBSERVATÓRIO do PNE. Todos Pela Educação, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 18 mai. 2023.

OLIVEIRA, Adão Francisco. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, Adão Francisco; PIZZIO, Alex; FRANÇA, George (orgs.). Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2010.

OLIVEIRA, Dalila Andrade et al. Por um Plano Nacional de Educação (2011-2020) como política de Estado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 483-492, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xRHTcxc63pBGKjGRbxwXgjp/?lang=pt. Acesso em: 18 mai. 2023.

PINHEIRO, Alexandre Santos. Análises etnográficas sobre o poder disciplinar em uma organização em processo de falência. Orientador: Alexandre de Pádua Carrieri. 2014. 331 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

VIDICH, A.; LYMAN, S. Métodos qualitativos: sua história na Sociologia e na Antropologia. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.