Prefácio

Manoel Carlos Bayão Jr.

Resumo


O quinto número da Revista FACTHUS de Administração e Gestão aborda temáticas diversas no campo específico sobre o qual versa. Não poderia ser diferente, haja visto o momento desafiador pelo qual passa o mercado brasileiro em seus mais diversos segmentos. O presente momento é de otimismo no mercado financeiro, sinalizado pelo crescimento do PIB no segundo trimestre do ano e a revisão das projeções para a economia do país no corrente ano.

Dessa feita, cumpre a uma publicação dessa natureza trazer à baila temas de destaque e que possam servir de referência para novas pesquisas, fomentando o desenvolvimento acadêmico-científico e promovendo a formação do conhecimento no campo da Administração de forma ampla.

O primeiro artigo aborda o segmento do Agro de forma instigante, discutindo os possíveis benefícios - a as oportunidades provenientes desses – de uma nova solução de armazenagem de grãos que tem sido muito utilizada na região do Triângulo Mineiro: o silo-bolsa. Para tanto, os pesquisadores se valeram em uma análise comparativa quantitativa dos custos envolvidos na armazenagem de grãos em silo convencional e silo-bolsa, além da busca de contextualização dos números encontrados através de entrevista a empreendedores do setor, situados na cidade de Conquista-MG.

O segundo artigo se trata de uma revisão bibliográfica acerca da relevância do planejamento para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Com vistas ao alcance dos objetivos de pesquisa, os autores buscaram abordar a dinâmica que o processo de planejamento pode impingir a uma MPE, através da descrição analítica dessa tipologia de empresas, bem como de métodos e estratégias utilizadas para apoiar o gestor nas decisões do dia a dia. O planejamento foi abordado de forma transversal e essencial como elemento de suporte à tomada de decisão nas organizações desse porte.

Já o terceiro artigo, busca identificar os atributos determinantes e as variáveis externas que influenciam o consumidor geek da cidade de Uberaba-MG na sua decisão de compra. A fim de alcançar esse objetivo, valeu-se de entrevistas que envolveram, entre outras coisas, o grau de importância desse mercado, a frequência de compra desse tipo de produto e os atributos percebidos como de maior importância na decisão de compra. Os resultados de pesquisa trouxeram luz a possíveis fatores de sucesso para os empreendedores que visam atuar nesse mercado.

O quarto e último artigo dessa edição buscou abordar os conceitos de recrutamento e seleção de pessoas e seus métodos de aplicação no contexto empresarial moderno. Para tanto, baseou-se em uma revisão da literatura acadêmica que tratou de aspectos que podem auxiliar às organizações a fazer frente ao desafio da área de gestão de pessoas, que, para atrair e
escolher os melhores candidatos, precisa conhecer e aplicar adequadamente os conceitos e práticas de recrutamento e seleção de pessoas de forma eficiente.

Desejamos a todos uma excelente leitura.

 

 


Texto completo:

Prefácio

Apontamentos

  • Não há apontamentos.