MANUTENÇÃO DE FATORES MOTIVACIONAIS NO AMBIENTE CORPORATIVO – UM ESTUDO DE CASO NA METALÚRGICA RIO GRANDE NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Kelen Renata Morais Tronconi, Luiz Gobbi Junior, Michelle Aparecida Silva

Resumo


Atualmente, as organizações estão mais focadas na gestão de pessoas e atentas às melhores formas de manutenção do capital humano. A prática da manutenção de pessoas, subsistema de Recursos Humanos, vem permitindo às empresas a aplicação de métodos e ferramentas eficazes para que gestores sejam capazes de trabalhar a manutenção de fatores motivacionais entre seus colaboradores a fim de reter equipes engajadas com seus ideais. O objetivo deste estudo qualitativo, foi de verificar a prática de processos e programas de gestão de pessoas atuando na manutenção e retenção de colaboradores e evidenciar a percepção de gestores quanto ao papel atuante deste setor, conhecer as práticas aplicadas, os desafios enfrentados e expor uma percepção sobre os resultados obtidos e desejáveis com a constante aplicação de programas e processos direcionados. A pesquisa é realizada por método de estudo de caso com abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada junto aos responsáveis pelo setor de recursos humanos e gestão de pessoas da Metalúrgica Rio Grande no interior de São Paulo, empresa que atende à várias outras empresas da região, com considerável número de funcionários. Com a verificação da existência de um setor organizado de recursos humanos atuante na gestão de pessoas, observou-se limitados processos gerenciais em modo de atenção à adoção e implantação de novos métodos e programas de desenvolvimento e manutenção dos colaboradores.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


ANDRADE, Rui O. B.; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BOHLANDER, George; SNELL, Scott. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração: O essencial em teoria geral da administração. 2ª edição. Barueri, SP: Manole, 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª Edição. Barueri, SP: Manole, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9ª edição. Barueri, SP: Manole, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto.2015. Remuneração, Benefícios e Relações de trabalho – Como reter talentos na organização. Série Recursos Humanos. 7ª edição. Barueri, SP: Manole, 2015.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos, instrumentos e experiências. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2008.

HAMEL, G. Gestão na era da criatividade. Revista HSM Management, São Paulo, v. 8, n. 79, p. 47-53, 2010.

HERZBERG, F. Novamente: como se faz para motivar funcionários? In: BERGAMINI, C., CODA; R. (Org.). Psicodinâmica da vida organizacional – Motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MAHFUZ, Juliana Ruschel. Turnover no setor de varejo e revenda de combustíveis: o caso da Alfa combustível e serviços LTDA. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

MARTINS, Jairo. Dicas para Engajar os Funcionários. Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. 2014. Disponível em: Acesso em: 14 Mar 2018.

MASLOW, Abraham H. Motivation and personality. New York: Harper & Brothers, 1954.

MELO, Luísa. No Brasil, rotatividade de pessoal cresceu 82%. Revista EXAME/ Negócios. 25 Jun 2014. Disponível em: < https://exame.abril.com.br/negocios/no-brasil-turnover-cresce-o-dobro-damedia-mundial/> Acesso em: 29 Abr 2018.

MOREIRA, Wellington. Como as empresas encaram a alta rotatividade de pessoal. 19 Mar 2014. Disponível em: < http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/9073/como-as-empresasencaram-a-alta-rotatividade-de-pessoal.html> . Acesso em: 30 Abr 2018.

MORO, A. B.; BALSAN, L. A. G.; COSTA, V. M. F.; COSTA, V. F. SCHETINGER, M. R. C. Avaliação do clima organizacional dos servidores técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino. V EnAPG Encontro de Administração Pública e Governança, Salvador, 2012.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

NARS, F. C. F.; FERREIRA, M. A. A.; FISCHER, A. L. A motivação do homem para o trabalho: um estudo sobre o impacto da crise econômica mundial. Revista de Administração, Santa Maria, v. 6, n. 2, p. 333-352, jun., 2013.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 14 ed., 2010.

SILVA, Rodrigo Pimenta da; CUSTÓDIO, Luciana Silva. Comprometimento organizacional e estratégias de gestão de pessoas: uma análise das experiências em organizações públicas Brasileiras. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 7, 2014, Brasília. Anais.

VIEIRA, C. F. J. Fatores motivadores e higiênicos da satisfação/motivação no trabalho. 116 f. 2012. (Dissertação) Mestrado em Gestão, Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial – Universidade de Aveiro, Portugal, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 º ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.