COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE CERVEJA: ESCALONANDO OS ATRIBUTOS INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE COMPRA DOS PRODUTOS ARTESANAIS E INDUSTRIALIZADOS
Resumo
Referências
ABRABE - Associação Brasileira de Bebidas. Categorias de mercado. [2014?]. Disponível em: . Acesso em: 05 de dez. 2017. BREWERS ASSOCIATION. Craft Brewer Defined. Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2017. BJØRNSTAD, J. Ø.; NORMANN, C. A. Beer industry global analisys, study of big four companies (ABInbev, SABMiller, Heineken and Calrsberg), 2011. Slideshare, San Francisco, 9 Aug. 2011.
CAMARGOS, M. A.; BARBOSA, F. V. Fusões e aquisições de empresas brasileiras: criação de valor e sinergias operacionais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 206-220, 2009.
CARVALHO, Naiara Barbosa. Cerveja artesanal: pesquisa mercadológica e aceitabilidade sensorial. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG, 2015.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing No Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
DINIZ, N.; Almeida, S.; Salazar, V. ; Souza A.G. Consumo de vinhos na cidade do Recife (Brasil): uma pesquisa da relevância dos atributos da bebida no momento da compra. Rev. Bras. Pesq. Tur. São Paulo, 11(1), pp. 89-109, jan./abr. 2017.
DRUMOND, Hélcio; OLIVEIRA, Henrique. Brasil Beer - o guia de cervejas brasileiras. [S.l.]: Gutenberg, 2013.
GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O Comportamento do consumidor. 3. ed. São Paulo: Thomson, 2005.
GIORGI, V.V. “Cultos em cerveja”: discursos sobre a cerveja artesanal no Brasil. Sociedade e Cultura, vol. 18, núm. 1, enero-junio, 2015, pp. 101-111.
GROOT, E. (2011) “Choice experiments with best-worst alternatives to understand consumer behaviour: application to peaches with Protected Designation of Origin (PDO) Calanda”. Dissertação de Doutorado em Economia, Facultad de Economía y Empresa, Universidad de Zaragoza, Zaragoza. LIMA FILHO, D. O; MAIA, F. S.;
MANTOVANI, D. & ARAKAKI, R. (2004) Comportamento Alimentar do Consumidor Idoso In: EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Evento Nacional), Anais, 2004.
MALTA, C.; BOUÇAS, C. Ambev fecha compra da Colorado, de Ribeirão Preto. Valor Econômico, 08 Jul 2015.
MEDEIROS, Eduarda Aguiar. Atributos determinantes na escolha de um hostel na cidade de Porto Alegre. Trabalho de conclusão do curso de graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração - Bacharel em Administração, Porto Alegre, 2013. Disponível em: .
MELLO, Sérgio Carvalho Benício de; LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza; NETO, Arcanjo Ferreira de Souza; VIEITEZ, Cristina Maria Alcântara de Brito. Efetividade da propaganda na comunicação de marcas com diferentes graus de funcionalidade e simbolismo. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 79-97, janeiro/março 2008.
MINTEL. Relatório MINTEL revela que marcas premium alavancam crescimento do mercado de cervejas no Brasil. Central de imprensa, últimos releases, 2011. Disponível em: .
MOURA, L.R.; CAIXETA, L.V.; CUNHA, N.R.S.C.; MOURA, .L.E.L.; VEIGA, R.T. O reconhecimento do sabor de cervejas por parte do consumidor: um experimento por meio do teste cego de cervejas. Revista de Administração da UNIMEP, v.8, n.3, p. 27- 54, Setembro / Dezembro – 2010.
PETER, J. P. & OLSON, J. C. Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. POMPERMAYER, Letícia Bortolini. Mercado De Cervejas Artesanais: Hábitos de Consumo. Trabalho de Conclusão de Curso - Especialista em Estratégias de Marketing. Open Conference Systems, XII Mostra de Iniciação Científica, Pósgraduação, Pesquisa e Extensão, Caxias, 2012.
REINOLD, Mathias Rembert. Microcervejarias: Como criar diferencial competitivo. Revista Indústria de Bebidas. 2008 – Ano 07 – nº39, p.06.
REINOLD, Matthias Rembert. O mercado cervejeiro brasileiro atual – potencial de crescimento. São Paulo: Indústria de Bebidas, ano 10, nº 57, p. 28-30, 2011.
RODRIGUES, Pablo Antonio. Plano de negócio de uma microcervejaria na cidade de Porto Alegre. Trabalho de conclusão do curso de graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração - Bacharel em Administração, Porto Alegre, 2010.
SANTOS, Helena Lima dos. Análise dos hábitos dos consumidores de cerveja em Porto Alegre/RS e comparação entre os gêneros. Trabalho de conclusão do curso de graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração - Bacharel em Administração, Porto Alegre, 2008.
SANTOS, Vinicius Cassar Kfuri. Uma análise empírica sobre as preferências do consumidor brasileiro de cervejas artesanais. Dissertação (mestrado) - Fundação Getulio Vargas, São Paulo/SP. 2014.
TAGNIN, Alessandro Cassiano Carvalho Neves, GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. Atributos do produto valorizados no processo de decisão de compra de cerveja: um estudo qualitativo com universitários. Revista quadrimestral do Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Produto & Produção, vol. 14 n. 1, p.84-106, fev. 2013.
TELLES, Daniel. Dossiê Cerveja. Galileu, nº 270, p. 30-42. Globo: São Paulo, janeiro de 2014.
WOLFF, A. J. Como marca, o comportamento do consumidor e o preço influenciam a participação de mercado: um estudo sobre o mercado de cerveja. 2010. Dissertação (Mestrado), Instituto de Pesquisa e Ensino, São Paulo, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.