UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Samela Gesica Domingues Carneiro

Resumo


Buscar os melhores profissionais que contribuam para a efetividade e o desenvolvimento da empresa é uma necessidade e um desafio para a área de gestão de pessoas, que para atrair e escolher os melhores candidatos precisa conhecer e aplicar adequadamente os conceitos e práticas de recrutamento e seleção de pessoas, desta forma o presente trabalho teve como objetivo entender os conceitos de recrutamento e seleção de pessoas e seus métodos de aplicação no ambiente empresarial, para isso utilizou-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto. A partir da pesquisa em livros e artigos sobre o assunto percebeu-se que o recrutamento é o ato de atrair candidatos para uma vaga já a seleção consiste em escolher o melhor candidato dentre os recrutados. O recrutamento pode ser interno, externo ou misto e geralmente utiliza-se de mais de um método para captação de candidatos, tais como anúncios, recrutamento on line, agências de recrutamento, indicações, etc. A seleção de pessoas assim como o recrutamento possui várias técnicas para a escolha do melhor candidato, tais como a entrevista de seleção, as provas de conhecimento e as dinâmicas de grupo, sendo a entrevista a técnica mais usada para a decisão de escolha do candidato.


Texto completo:

Artigo 04

Referências


ALMEIDA, Walnice. Captação e seleção de talentos: repensando a teoria e a prática. São Paulo: Atlas, 2004.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

BOHLANDER, George; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

CARVALHO, Antonio Vieira de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

____________________. Recursos Humanos: Edição compacta. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

____________________. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos á empresa. 8. Ed. Barueri: SP: Manole, 2015.

CRUZ, Joaquim de Lima. Gestão de recursos humanos: o recrutamento e seleção na Mistic Tour. 2015. 147f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade do Porto. Disponível em: < https://sigarra.up.pt/fpceup/en/pub_geral.show_file?pi_gdoc_id=490784>. Acessado em: 29/08/2018.

DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos. 2. Ed. São Paulo: Prentice - Hall, 2003.

FARACO, Maria Giovanina. Manual de recrutamento e seleção de pessoal. Rio de Janeiro: CNI, 1982.

KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: IBPEX, 2006.

LACOMBE, Francisco José Masset; HEIBORN, Luiz José. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.

MARCOUSÉ, Ian; SURRIGDE Malcolm; GILLESPIE, Andrew. Recursos humanos. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

MOZER, André Emílio. Recrutamento e seleção – uma proposta para recrutamento e seleção interno. Gestão em Foco: Revista Eletrônica On Line. Amparo: SP, v. 8, n.1, jan./dez. 2016. Disponível em: http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/gestao.html#. Acessado em: 04/09/2018.

PONTES, B. R. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 8. Ed. São Paulo: LTr, 2015. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.