A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS COLABORADORES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Ana Carolina Segóbia, Michelle Aparecida Silva

Resumo


Com a grande competitividade advinda da globalização, as organizações estão considerando o capital humano como diferencial significativo, e isso faz com que elas exijam cada vez mais do colaborador. Muitas vezes essas organizações focam apenas no lucro, esquecendo da importância da satisfação do colaborador em relação ao trabalho e da motivação para ele realizar suas atividades. Diante disso, vários colaboradores desenvolvem diversas doenças relacionadas ao trabalho, e muitos hoje encontram-se afastados. No trabalho bancário não é diferente, o colaborador de instituições financeiras acaba por ter sua saúde prejudicada, devido as grandes cobranças por conhecimento, acompanhamento de tecnologia e a pressão pelo cumprimento de metas impostas. As abordagens humanistas de antigamente, propõem que o indivíduo seja devidamente valorizado no meio organizacional. Diante disso, surgiram movimentos propondo a adoção de programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), indicando meios que podem impactar significantemente na motivação e satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho. A realização deste estudo ocorreu através de intensa pesquisa bibliográfica, envolvendo o tema Qualidade de vida no trabalho dos colaboradores de Instituições Financeiras. A partir desse contexto, foram analisadas como são as instituições financeiras, o perfil do colaborador bancário, o que é QVT e quais as doenças mais comuns nos colaboradores bancários. Logo após, será descrito a importância dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT). Ressaltando que estes programas constituem uma das mais eficazes formas de obtenção do comprometimento das pessoas, uma vez que favorecem o envolvimento dos colaboradores nas decisões que influenciam suas áreas de trabalho dentro da organização. PALAVRAS-CHAVE: Colaboradores, Instituições Financeiras, Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, E.F. Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. Revista Interfacehs, v.6, n.1, abr. 2011. Disponível em http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/interfaEHS/wpcontent/uploads/2013/08/4_ARTIGO_vol6n1.pdf. Acesso em: 12 jun. 2014.

BARRETO, Margarida. Recuperar o sentido do trabalho. Revista de Saúde dos bancários – 10 MINUTOS PARA VOCÊ: SUA SAÚDE VALE MAIS. São Paulo: Sindicato dos bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região. Disponível em www.spbancarios.com.br. Acesso em: 22 mai. 2017.

BASTOS, A.V.B.; RODRIGUES, A.C.A.; MOSCON, D.C.B.;SILVA,E.E.C.; PINHO, A.P.M. O Trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BERNAL, Anastásio O. Psicologia do trabalho em um mundo globalizado: como enfrentar o assédio psicológico e o estresse no trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2010;

CAMARGO, P.O. A Evolução Recente do Setor Bancário no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

CAPITÃO, C. G.; ROMARO, R. A.; SILVA, L. D. S. Estudo dos indicadores de estresse em gerentes de bancos. 2 ed. Revista Psicologia e Saúde, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: Manole Ltda., 2014.

FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho: um desafio e uma perspectiva para a GRH. Informação profissional - Recursos humanos. 5 ed. São Paulo, 1988.

FERREIRA, Maria Cristina; MENDONÇA, Helenides. Saúde e bem-estar no trabalho: dimensões individuais e culturais. Barra Funda: Casapsi, 2012.

GRAMMS, Lorena Carmem; LOTS, Erika Gisele. Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Curitiba: Intersaberes, 2017.

GRISCI, C.L.I.Trabalho imaterial, controle rizomático e subjetividade no novo paradigma tecnológico. 7 ed. ERA eletrônica, 2008.

GUIMARÃES, P. M. Sentido interno de coerência (sic) e equilíbrio entre esforço e recompensa em trabalhadores do setor de tecnologia de informação (TI). 2008. 111f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas - Campinas, 2008.

HIRSCH, Fernando José. Globalização e Precarização do Trabalho: Leitura através da categoria profissional do bancário. 2009. 171 f. Tese (Doutorado) - Curso de Direito, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.

KOPS, Lucia Maria; SILVA, Selma França da Costa e; ROMERO, Sônia Maria Thater. Gestão de Pessoas: Conceitos e estratégias. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LACAZ, Francisco Antonio de Castro. O campo Saúde do Trabalhador: resgatando conhecimentos e práticas sobre as relações trabalhosaúde. 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2017.

MAGNAGO, T. S. B. S. Aspectos Psicossociais do Trabalho e Distúrbio Músculoesquelético em Trabalhadores de Enfermagem. 2008. 200f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

MENDES, Ricardo A.; LEITE, Neiva. Ginástica Laboral: Princípios e Aplicações Práticas. 3 ed. Barueri, SP: Manole, 2012.

MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2015.

NUNES, Sérgio C; OLIVEIRA, Luciano O; ROMERO, Sônia M. Estresse no Ambiente Organizacional: estudo sobre o corpo gerencial. 2010.p 2 e 3.

PAIVA, Cynthia S.D.L. ; BORGES, Lívia O. O ambiente de trabalho no setor bancário e o bem estar. Psicologia em estudo. V 14, n.1, Maringá, 2009.

PAULO, Sindicato dos Bancários e Financiário de São. Menos Metas, Mais Saúde. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2017.

PAULO, Sindicatos dos Bancários de São. Saúde dos Bancários. São Paulo: Atitude, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.