TRANSEXUAIS NO MERCADO DE TRABALHO: ESTUDO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE NOS AMBIENTES FORMAIS DE TRABALHO

Beatriz Monico Giorgi, Kelly Taciane da Costa Barbosa, Fabiana Silva Borges

Resumo


O estudo pretende analisar o tema Identidade de gênero e o mercado de trabalho na interface da empregabilidade para transexuais. A pesquisa objetiva compreender a relação entre estereótipos e a realidade a partir dos vários graus culturais e sociais na formação dos chamados rótulos e como isso impacta o acesso à carreira e ao emprego formal. Segundo a Associação das Travestis e Transexuais do Triângulo Mineiro 95% da população total de indivíduos cadastrados estão na prostituição, apenas 5% estão no mercado formal de trabalho. Esse índice é bem parecido com o fornecido pela ANTRA - Associação Nacional de Travestis e Transexuais, segundo a qual 90% das travestis e transexuais estão se prostituindo no Brasil. Busca-se aferir nos ambientes empregatícios de empresas formais imposições para evitar contratações e descrever as principais causas da falta de representatividade das diversidades da identidade de gênero.

Texto completo:

PDF

Referências


BIROLI, Flávia. É assim, que assim seja: mídia, estereótipos e exercício de poder. Rio de Janeiro/RJ, 2011.

CAZARRE, Marieta. Preconceito afasta transexuais do ambiente escolar e do mercado de trabalho. 2015. Disponível em:

ISAIA, Daniel. Especialista defende inclusão de transexuais no mercado de T.I. 2016. Disponível em:

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília, 2012.

JESUS, Jaqueline G., ALVES, Hailey. Feminismo transgênero e movimentos de mulheres transexuais. Rio Grande do Norte, 2013.

LISBOA, Vinícius. Transfobia é entrave para mercado de trabalho inclusivo. 2015. Disponível em: http://www.dmtemdebate.com.br/transfobia-e-entrave-para-mercado-de-trabalho-inclusivo/

Prefeitura Municipal de Uberaba, 2015. Empresas, Parque Empresarial. Disponível em:

SANTOS, Armando Januário dos, MARTINS, Marco Antônio Matos. Transgêneros e a mídia: o prazer clandestino na noite versus a inserção no mercado formal de trabalho. Bahia, 2012.

SENRA, Ricardo. Conheça transexuais que venceram o preconceito no mercado de trabalho. 2014. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.