Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA FACTHUS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

CATEGORIAS DE TEXTOS

A REFAG reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu Conselho Editorial, como também, o direito de propor eventuais alterações.

Os textos deverão ser inéditos, revisados, além de terem sua linguagem em conformidade com a publicação científica. Entendendo-se como inédito aquele trabalho que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro.

Os trabalhos a serem publicados abrangem artigos científicos, resenhas e ensaios.

I – Artigos Científicos – Compreendem publicações com autoria declarada, que “apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT NBR6022). Podendo se apresentar em duas modalidades: Artigo de revisão (parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas); artigo original (parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais). Os artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas (até 5.000 caracteres com espaço). Trabalhos mais extensos poderão ser publicados desde que a critério do Editor-Chefe.

II – Resenhas – Compreendem descrições pormenorizadas sobre determinadas obras, por intermédio da elaboração de um resumo sobre o seu conteúdo, que pode ser descritivo ou crítico (ABNT NBR6028). As resenhas devem ter no máximo 10 laudas (até 2.500 caracteres com espaço).

III - Ensaios – Textos de caráter crítico, argumentativo e interpretativo em que se aborda uma temática científica, através de sua exposição lógica e reflexiva. Os ensaios devem ter no máximo 5 laudas (até 1.500 caracteres com espaço)

 

 

DIRETRIZES PARA OS AUTORES - REGRAS DE FORMATAÇÃO

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

A REFAG salienta que a redação de seus trabalhos deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Ademais, as referências bibliografias devem se mostrar consistentes e sempre que possível apontar não só o posicionamento de autores brasileiros como também de estrangeiros.

No caso de trabalhos originais em outro idioma que não seja o português, solicita-se que a tradução venha acompanhada do devido Certificado de tradução expedido por Centro de Idiomas.

 

REGRAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

  1. Editor de texto: Microsoft Word – Windows 6.0 ou superior
  2. Formato: Word
  3. Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 3 cm
  4. Paginação: canto inferior direito
  5. Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  6. Parágrafo: alinhamento justificado
  7. Espaçamento entre linhas: 1,5
  8. Tamanho do papel: A4
  9. Recuo de parágrafo de 1,5cm
  10. Máximo de coautores por trabalho: três

 

ELEMENTOS ESTRUTURANTES

Os trabalhos deverão conter:

  1. Título (com no máximo oito palavras)
  2. Título em inglês
  3. Nome dos autores (com a devida qualificação em nota-de-rodapé)
  4. Resumo (em português e inglês com cerca de 180 palavras, abrangendo o campo de estudo, assim como os objetivos, método, materiais, resultado e conclusão)
  5. De três a cinco palavras-chaves, com alinhamento à esquerda (em português e inglês)
  6. Introdução (não deve conter numeração de página)
  7. Desenvolvimento (que deve ser dividido em itens numerados)
  8. Considerações finais (não deve conter numeração de página)
  9. Referências (não deverão ser numeradas e devem ser dispostas em ordem alfabética seguindo a primeira letra do Sobrenome do Autor de acordo com a ABNT)
  10. Recomenda-se que todo destaque que se queira dar ao texto seja feito através da utilização de itálico, evitando-se o negrito e o sublinhado.

 

REFERÊNCIAS E NOTAS

As referências nos trabalhos serão denominadas “Referências” e não ''Referências Bibliográficas”.

As Referências devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto.

Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano em caso de citações indiretas.

Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano e página da publicação no caso de citações diretas.

Sobre as citações diretas: Citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas e sem itálico. Já as citações com mais de três linhas devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com times new roman 10, e com o espaçamento simples, sem aspas.

Não serão aceitos textos que usem o modo de citação em nota-de-rodapé.

EXEMPLO:

Citação indireta:

Em relação às políticas públicas foi também no século XIX que vemos um redirecionamento em relação às substâncias psicoativas e seus efeitos. Por volta de 1800 os viciados em drogas começam a ser tratados como degenerados, e o médico Benjamin Rush começa a tratar como enfermos os viciados em álcool (PINHO, 2009).

Citação direta – menos de três linhas:

É importante afirmar que foi durante a primeira metade do século XIX, que se “desenvolveu o conceito de doença em relação ao álcool, em particular no continente europeu” (PINHO, 2009, p. 27).

Citação direta - mais de três linhas:

Pode-se afirmar então:

“As internações surgem na área da saúde então nesta época. Do ponto de vista econômico e ideológico, importante se faz lembrar que o interesse por parte da direção destes hospitais para etilistas era claramente financeiro, uma vez que o tratamento em regime de internação ou ambulatorial, sobretudo, para os pacientes mais fragilizados, oferecia lucros razoáveis para o médico, assim como para a instituição” (PINHO, 2009, p. 28).

 

Exemplos de Referências:

De Livros:

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação de publicação da obra.

De Capítulo de Livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Nome (Org.). Título do documento em negrito. Local da Publicação: Editora, ano. p. x-y. 9.4

De Monografia, Dissertação, Tese:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do documento. Dissertação (Mestrado em __). Faculdade de __. Universidade de __. Local, ano.

De Artigo de Revista:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano.

De Artigo de Jornal: de artigo assinado:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano. 9.5.2

De Artigo de Revista em meio eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local. dia mês ano [se houver]. Disponível em: Acesso em: dia mês ano.

De Artigo de Jornal em meio eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local. dia mês ano. Disponível em: Acesso em: dia mês ano.

 

Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo necessário e devem ter  objetivo de esclarecimento sobre passagens no texto. Ao utilizar notas de rodapé, adotar o sistema numérico.

Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título e fonte e ser colocados ao final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A REAFG detém os direitos patrimoniais dos artigos, resenhas e ensaios que publica inclusive os de tradução. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução de artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é liberada desde que citada e identificada a fonte e os autores.

O autor, ao submeter seu trabalho à REAFG está automaticamente cedendo os direitos autorais do trabalho por prazo indeterminado, tal cessão se dá de maneira irretratável e irrevogável. Não há remuneração por essa cessão de direitos.

Todos os trabalhos devem ser enviados à REFAG, juntamente com o TERMO DE SUBMISSÃO DE TRABALHO E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS -  DECLARAÇÃO DE INEDITISMO E AUTORIZACÃO PARA PUBLICAÇÃO, disponível em nossa plataforma.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereço informados na REFAG serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a  terceiros. Caso o autor não deseje que seus dados sejam disponibilizados esta informação deverá ser solicitada em carta à editor-chefe