Diretrizes para Autores
CATEGORIAS DE TEXTOS
A REFAG reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu Conselho Editorial, como também, o direito de propor eventuais alterações.
Os textos deverão ser inéditos, revisados, além de terem sua linguagem em conformidade com a publicação científica. Entendendo-se como inédito aquele trabalho que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro.
Os trabalhos a serem publicados abrangem artigos científicos, resenhas e ensaios.
I – Artigos Científicos – Compreendem publicações com autoria declarada, que “apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT NBR6022). Podendo se apresentar em duas modalidades: Artigo de revisão (parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas); artigo original (parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais). Os artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas (até 5.000 caracteres com espaço). Trabalhos mais extensos poderão ser publicados desde que a critério do Editor-Chefe.
II – Resenhas – Compreendem descrições pormenorizadas sobre determinadas obras, por intermédio da elaboração de um resumo sobre o seu conteúdo, que pode ser descritivo ou crítico (ABNT NBR6028). As resenhas devem ter no máximo 10 laudas (até 2.500 caracteres com espaço).
III - Ensaios – Textos de caráter crítico, argumentativo e interpretativo em que se aborda uma temática científica, através de sua exposição lógica e reflexiva. Os ensaios devem ter no máximo 5 laudas (até 1.500 caracteres com espaço)
DIRETRIZES PARA OS AUTORES - REGRAS DE FORMATAÇÃO
DIRETRIZES PARA AUTORES
A REFAG salienta que a redação de seus trabalhos deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Ademais, as referências bibliografias devem se mostrar consistentes e sempre que possível apontar não só o posicionamento de autores brasileiros como também de estrangeiros.
No caso de trabalhos originais em outro idioma que não seja o português, solicita-se que a tradução venha acompanhada do devido Certificado de tradução expedido por Centro de Idiomas.
REGRAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO
- Editor de texto: Microsoft Word – Windows 6.0 ou superior
- Formato: Word
- Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 3 cm
- Paginação: canto inferior direito
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Parágrafo: alinhamento justificado
- Espaçamento entre linhas: 1,5
- Tamanho do papel: A4
- Recuo de parágrafo de 1,5cm
- Máximo de coautores por trabalho: três
ELEMENTOS ESTRUTURANTES
Os trabalhos deverão conter:
- Título (com no máximo oito palavras)
- Título em inglês
- Nome dos autores (com a devida qualificação em nota-de-rodapé)
- Resumo (em português e inglês com cerca de 180 palavras, abrangendo o campo de estudo, assim como os objetivos, método, materiais, resultado e conclusão)
- De três a cinco palavras-chaves, com alinhamento à esquerda (em português e inglês)
- Introdução (não deve conter numeração de página)
- Desenvolvimento (que deve ser dividido em itens numerados)
- Considerações finais (não deve conter numeração de página)
- Referências (não deverão ser numeradas e devem ser dispostas em ordem alfabética seguindo a primeira letra do Sobrenome do Autor de acordo com a ABNT)
- Recomenda-se que todo destaque que se queira dar ao texto seja feito através da utilização de itálico, evitando-se o negrito e o sublinhado.
REFERÊNCIAS E NOTAS
As referências nos trabalhos serão denominadas “Referências” e não ''Referências Bibliográficas”.
As Referências devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto.
Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano em caso de citações indiretas.
Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano e página da publicação no caso de citações diretas.
Sobre as citações diretas: Citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas e sem itálico. Já as citações com mais de três linhas devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com times new roman 10, e com o espaçamento simples, sem aspas.
Não serão aceitos textos que usem o modo de citação em nota-de-rodapé.
EXEMPLO:
Citação indireta:
Em relação às políticas públicas foi também no século XIX que vemos um redirecionamento em relação às substâncias psicoativas e seus efeitos. Por volta de 1800 os viciados em drogas começam a ser tratados como degenerados, e o médico Benjamin Rush começa a tratar como enfermos os viciados em álcool (PINHO, 2009).
Citação direta – menos de três linhas:
É importante afirmar que foi durante a primeira metade do século XIX, que se “desenvolveu o conceito de doença em relação ao álcool, em particular no continente europeu” (PINHO, 2009, p. 27).
Citação direta - mais de três linhas:
Pode-se afirmar então:
“As internações surgem na área da saúde então nesta época. Do ponto de vista econômico e ideológico, importante se faz lembrar que o interesse por parte da direção destes hospitais para etilistas era claramente financeiro, uma vez que o tratamento em regime de internação ou ambulatorial, sobretudo, para os pacientes mais fragilizados, oferecia lucros razoáveis para o médico, assim como para a instituição” (PINHO, 2009, p. 28).
Exemplos de Referências:
De Livros:
SOBRENOME, Nome. Título da obra. Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação de publicação da obra.
De Capítulo de Livro:
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Nome (Org.). Título do documento em negrito. Local da Publicação: Editora, ano. p. x-y. 9.4
De Monografia, Dissertação, Tese:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do documento. Dissertação (Mestrado em __). Faculdade de __. Universidade de __. Local, ano.
De Artigo de Revista:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano.
De Artigo de Jornal: de artigo assinado:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano. 9.5.2
De Artigo de Revista em meio eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local. dia mês ano [se houver]. Disponível em: Acesso em: dia mês ano.
De Artigo de Jornal em meio eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local. dia mês ano. Disponível em: Acesso em: dia mês ano.
Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo necessário e devem ter objetivo de esclarecimento sobre passagens no texto. Ao utilizar notas de rodapé, adotar o sistema numérico.
Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título e fonte e ser colocados ao final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto.